De 2005 a 2014, Santa Catarina registrou 2.631 mortos por acidentes de trabalho, de acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina. No mesmo período, o INSS registrou apenas 1.492, pois, os números da Instituição são relativos apenas aos trabalhadores celetistas. Desse total foram 94% do sexo masculino e 6% do sexo feminino.

Continua depois da publicidade

Os acidentes de transportes foram os recordistas de óbitos, com 53% do total apurado. As mortes por quedas ficaram em segundo lugar com 20% dos registros, em terceiro lugar com 11% aparecem as vítimas por impactos e explosões. Outros 8% por corrente elétrica, 6% por causas variadas e 2% por afogamento.

Outro dado preocupante é revela que no período de 2005 a 2014 Santa Catarina liderou a média de taxas de mortalidade por acidentes de trabalho do Sul do Brasil. Diante deste cenário, no mês Abril Verde, que marca o Dia Mundial da Saúde (7/4) e lembra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4), o Ministério Público do Trabalho decidiu dar um tratamento diferenciado para as datas, promovendo ao longo do mês, ações em todo o país de prevenção às doenças ocupacionais.

Continua depois da publicidade