As dunas da Joaquina, levadas pelo vento, cobrem a passagem para uma das praias mais famosas da Ilha. De vez em quando, elas permitem a passagem de apenas um carro por vez. Curiosamente, um único dia de vento Sul pode modificar completamente o visual e a condição da via. E, quando a areia precisa ser retirada do leito da rua, é devolvida a um local próximo, respeitando ao máximo o ciclo natural do meio-ambiente. O leitor Marinho Nunes Filho não perde a oportunidade para registrar momentos interessantes de nossa Ilha. O belo registro fotográfico que publicamos é dele.
Continua depois da publicidade
Lei do Brasil Eficiente
Representantes do Movimento Brasil Eficiente, que reúne mais de 70 entidades de diversos setores, que respondem por quase 90% do PIB do país e pela maioria absoluta dos empregos, reuniram-se com a direção nacional da OAB, em Brasília. O tema foi definir uma campanha para a coleta de um milhão de assinaturas em favor da proposta de um projeto de lei definido como a Lei do Brasil Eficiente. A lei fixaria três pontos básicos: total transparência à incidência dos impostos sobre os produtos e serviços, meta definida pelo governo federal para os próximos 10 anos e a criação de uma Secretaria Nacional de Despesa Pública, para fiscalizar e controlar de modo inteligente os gastos correntes da União. Será que sai?
Com ou sem armas?
Continua depois da publicidade
A liberação do comércio de armas no país continua uma grande polêmica. Enquanto algumas entidades defendem esse direito, o governo opta pela adoção de uma campanha permanente de desarmamento, com início em 2011. Para os que defendem a ideia de que o cidadão ter acesso à compra de armas eleva o número de crimes, os que são contrários dizem que o maior contra-argumento vem dos Estados Unidos. Hoje com mais de 250 milhões de armas nas mãos dos seus cidadãos, os EUA têm a taxa de 4,1 homicídios por 100 mil habitantes, quase sete vezes menor que a do Brasil, que atinge 25 homicídios por 100 mil.
Patrocínios culturais
A Oi, empresa de comunicação e telefonia, criou o número 0800-0953099 para esclarecer dúvidas sobre seu edital de patrocínios culturais incentivados de 2011. O produtor interessado pode ligar, gratuitamente, de telefones fixos, de segunda a sábado, das 8h às 20h, até o dia 13 de dezembro, quando se encerram as inscrições para o programa. Mais informações no site www.oifuturo.org.br.