No final da Via Expressa Sul, sentido Sul da Ilha, poucos metros antes do “sistema de curvas” do elevado do Trevo da Seta, há um semáforo com as lâmpadas vermelha, amarela e verde na vertical, conforme norma do Denatran.
Continua depois da publicidade
Sua existência abre opção de acesso ao Bairro Carianos, para quem vem do Rio Tavares. Mas ele muda do verde para o vermelho direto – sem passar pelo amarelo. Isso tem causado acidentes, pois os motoristas se assustam e freiam bruscamente. Alguém precisa regularizar isso, imediatamente.
Com trote e sem bolsa
O deputado Ismael dos Santos (DEM) comemorou a aprovação de um projeto de lei de sua autoria que veda a concessão de bolsa de estudo do artigo 170 da Constituição do Estado para os estudantes do ensino superior que participarem de trotes contra calouros. É mais uma forma de coibir essas absurdas recepções. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trotes são proibidos desde 2004. Que o inteligente exemplo seja seguido.
Continua depois da publicidade
Dedução de seguros no IR
O projeto de lei 1717/11, da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), se aprovado, vai permitir que o contribuinte deduza do Imposto de Renda da Pessoa Física os pagamentos de seguros.
A medida, que segue em análise na Câmara, inclui seguros de vida, imóvel e automóvel relativos aos contribuintes e dependentes. Segundo a deputada, o Estado não tem condições de garantir segurança aos cidadãos. A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania.
Vinte delegados para a Câmara
A mesa diretora da Câmara Federal quer fazer um concurso para contratar 20 delegados de polícia e mais 80 agentes de segurança, ao custo de R$ 13,2 milhões por ano. É o que consta em projeto aprovado pela mesa, provocando espanto da própria Associação da Polícia do Congresso Nacional.
Continua depois da publicidade
Segundo eles, a medida é um “desperdício de dinheiro”, afinal, a Câmara só possui uma delegacia: por que precisaria de 20 delegados? Que tal mandar alguns para Santa Catarina? No Vale do Rio Tijucas, há delegacia sem delegado.