A reclamação de um ouvinte, na manhã de quinta-feira, na Rádio CBN Diário, sobre a interdição do deck na Praia das Palmeiras, no Continente, motivou a pronta resposta da prefeitura de Florianópolis. Primeiro, ela justifica que a medida foi tomada em virtude do risco que oferecia à população (madeira solta, buracos, falta de guarda-corpos etc). No entanto, no próximo dia 23 de fevereiro, será aberta a licitação número 056/2012, estimada em R$ 244 mil, para substituição do madeiramento e consequente reabertura da passagem.

Continua depois da publicidade

Mudanças na Lei Seca

O governo federal quer retirar da legislação o limite de grau alcoólico de seis decigramas permitidos atualmente para evitar que motoristas embriagados escapem de punições penais apenas por se recusarem a passar pelo teste do bafômetro. Para a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina, não é preciso mudar a Lei Seca, falta é aplicação e punição aos motoristas alcoolizados. O policial que faz a abordagem deve estar preparado.

Excesso de peso nas BRs

Continua depois da publicidade

Na última quarta feira, policiais rodoviários federais realizaram uma operação que fiscalizou 52 veículos de transporte de carga, dos quais 14 apresentaram excesso de peso. Ao todo, esses veículos transitavam com quase 78 toneladas de excesso. O inspetor Leandro Andrade me disse, na CBN Diário, que a aferição foi realizada na balança anexa à unidade operacional da PRF, em Palhoça, e só não acontece com mais frequência pela falta de estrutura humana e material da PRF.

Por que não nos pedágios?

Ao acompanhar a divulgação dessa notícia, o ouvinte Gelson, do Bairro Ipiranga, em São José, ligou para dar uma sugestão interessante e viável: “Por que não atribuir essa responsabilidade às concessionárias das rodovias. Elas deixariam dois ou três boxes do pedágio só para caminhões que, ao pararem para pagá-lo, já estariam sobre balanças instaladas no piso desses boxes”. Será que ainda não pensaram nisso?