Fernando Cezar Santos, presidente do Grupo Hércules, faleceu na madrugada de ontem, vítima de doença causada por hepatite. O Grupo Hércules, por ele presidido, presta um relevante trabalho junto à comunidade, levando informações e esclarecendo dúvidas acerca das hepatites virais em Santa Catarina. Vale lembrar que o Oeste do Estado é a segunda região com mais incidência de casos de hepatite B no Brasil e que no Litoral prevalece a hepatite C. A vacina contra a hepatite B é disponibilizada através do SUS para quem tem até 24 anos e, como ainda não existe vacina para a hepatite C, a prevenção é fundamental. Por iniciativa do Deputado Neodi Saretta, foi instituída a Semana Estadual de Combate às Hepatites Virais, mas ainda há muito a fazer.

Continua depois da publicidade

Apelo 1

“Sou paulista, estudante da UFSC e torcedor do Santos. Apesar de nutrir simpatia pelo Figueirense (talvez pelas cores), em Santa Catarina não posso me considerar um torcedor. Mas, enfim, sou um apaixonado por futebol. Nessa condição, comprei meu ingresso no setor C para assistir à final do campeonato. Como não usava a camisa do time, fui ameaçado já na entrada. Outras pessoas que também não vestiam a camisa do Figueirense receberam ameaças. O objetivo de ver um grande jogo deu lugar ao medo. O pior é que isso também já aconteceu em vezes que estive na Ressacada.”

Apelo 2

Continua depois da publicidade

O e-mail que recebi é claro e, após lê-lo, entendi que precisamos rapidamente mudar nossa atitude. Embora saiba que não devemos generalizar, gostaria de, humildemente, fazer esse apelo. Sob pena de não conseguirmos atrair outros futuros torcedores para o futebol. É inadmissível você ir assistir um espetáculo, por amor ao esporte, e não saber se vai voltar ileso para casa. É inconcebível o exemplo que estamos passando para os jovens, para os novos frequentadores dos estádios. Precisamos parar com a violência, melhorar a educação dos nossos jovens e cobrar de nossas autoridades, atitudes práticas mais efetivas.