A colheita da safra 2017 nos vinhedos da Villa Francioni, em São Joaquim, terminou nessa semana. Foram dois meses de um trabalho meticuloso, com a participação de funcionários que realizaram a colheita manual das uvas. Muitos moradores da Grande Florianópolis subiram para a Serra para conhecer de perto essa maravilha.

Continua depois da publicidade

Foram colhidos um total de 140 mil quilos da fruta. O volume irá gerar aproximadamente a produção de 140 mil garrafas neste ano. A área plantada é de 26 hectares, cenário onde são cultivadas as variedades: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Syrah, Sangiovese, Pinot Noir, Petit Verdot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Segundo o enólogo Nei Rasera, a qualidade da safra ficou acima do normal, com uvas colhidas com excelente maturação, com relação à acidez e açúcar e taninos macios. A vinícola Villa Francioni produz espumantes, vinhos brancos, rosés, tintos além de vinhos de sobremesa em três linhas de produtos: VF, Joaquim e Aparados.

Os vinhos finos de altitude catarinense já estão entre os melhores do Brasil e buscam agora o reconhecimento internacional.

Continua depois da publicidade

Leia todas as colunas do Mário Motta na Hora