A Ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, receberá o título de Professora Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc. Na quinta-feira, dia 21, às 19h, a faculdade terá uma aula inaugural interdisciplinar com a ministra e, durante o evento, ocorrerá a cerimônia de titulação. Formada em Pedagogia pela UFRGS, com mestrado em Educação e Violência Infantil, Maria do Rosário Nunes começou a carreira política em 1993 como a vereadora mais votada de Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Desde então, foi eleita deputada estadual no Rio Grande do Sul e deputada federal, cargo do qual se afastou para assumir a Secretaria dos Direitos Humanos. É autora ou coautora de mais de 450 projetos de lei que defendem os direitos da criança e do adolescente, de professores, artesãos, microempresários, deficientes físicos, movimentos culturais e da comunidade LGBT.
Selo verde
Adotar medidas socioambientais deixou de ser uma meta longínqua para se tornar objetivo de curto e médio prazo dentro de organizações responsáveis. Em Santa Catarina, a Bellacotton, destaque no segmento de higiene pessoal, conta com o selo FSC em todas as embalagens de papelão. A sigla, que em inglês é Forest Stewardship Council, ou seja, Conselho de Manejo Florestal, certifica que a madeira utilizada na fabricação do papelão provém de um manejo ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Vale o exemplo.
Continua depois da publicidade
Educando com a horta
As crianças da Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurinha, na Vargem Pequena, começaram o ano letivo com a colheita de frutas e verduras do Projeto Educando com a Horta. Meninos e meninas ficaram atraídos pela brincadeira (séria). Aprenderam a lidar com a terra e com as características de cada alimento. O programa, desenvolvido com pequenos de 3 a 6 anos de idade, garantiu um espaço de descontração na hora da colheita de couve mineira, abóbora, tomate, cereja, alface e maracujá. A creche possui hortas suspensas, desde 2004, e, a partir do ano passado, com a entrada da instituição no projeto Educando com a Horta, a criançada passou a se empenhar mais no cultivo de alimentos. O projeto já está implantado em 81 unidades da rede municipal de ensino de Florianópolis, envolvendo escolas, creches e núcleos de educação infantil.