Um dos maiores especialistas do mundo em intervenções coronarianas complexas, o médico japonês Satoru Sumitsuji, está em Santa Catarina demonstrando uma técnica inovadora para cardiologistas brasileiros. Ele participa do II SOS Cárdio Complex Coronary Interventions Live, que teve início ontem e vai até amanhã no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O Dr. Satoru é professor titular da Divisão Internacional de Cardiologia para a Educação e Pesquisa da Universidade de Osaka e está sendo apoiado pelo cardiologista intervencionista Marcelo Harada Ribeiro mostrando como, de forma menos invasiva, o Japão consegue uma taxa de sucesso de 92% para remover obstruções totais crônicas das artérias, consideradas a última fronteira a ser ultrapassada nas intervenções cardíacas. O índice mundial, que inclui outras técnicas, é de 60%.

Participam como convidados especialistas da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, do Hospital Israelita Albert Einstein, InCor e Hospital Sírio Libanês, entre outros, de vários estados brasileiros.

Leia todas as colunas do Mário Motta na Hora

Continua depois da publicidade