A Biblioteca Central de Florianópolis, na Rua Ferreira Lima, 82, Centro, está de portas abertas ao público. Além da disponibilidade de consulta e pesquisa no local, os visitantes podem efetuar um cadastro e alugar os livros. A biblioteca fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Continua depois da publicidade
Além de ter sido toda informatizada, conta com mesas e cadeiras para estudo e leitura de jornais e revistas. O setor é mantido pela Diretoria de Educação Continuada da prefeitura. Monteiro Lobato escreveu: “Um país se faz com homens e livros”. Pura verdade.
Lei do gago
A falta de definição sobre regras nacionais na telefonia gerou pelo menos um caso inusitado. Desde 2009, no estado de Mato Grosso do Sul, uma lei estadual exige desconto de 50% nas tarifas de telefone celular “aos cidadãos portadores de distúrbios na fluência e temporalização da fala”.
Continua depois da publicidade
Ou seja: os gagos pagam metade da conta do celular por levar mais tempo para falar o mesmo que outras pessoas. A legislação foi apelidada como Lei do Gago e vem sendo questionada na Justiça pelas operadoras, pois a fiscalização é um complicador.
Achados e perdidos
Os Correios disponibilizam à população o serviço achados e perdidos, que funciona em todo o Brasil, mas é centralizado na Agência Central das capitais. O serviço está disponível o ano todo, mas, com as festas populares, como o Carnaval, as ocorrências de perda de documentos e objetos pessoais aumentam. Informações pelo site da empresa: www.correios.com.br.
Oficinas gratuitas
Algumas das dificuldades para artistas visuais em início de carreira, que se propõem a trabalhar com arte contemporânea, é estabelecer o conceito de seu próprio trabalho e produzir uma exposição. Neste sentido, a produtora Lab Cultural realiza um ciclo de oficinas com cinco profissionais.
Continua depois da publicidade
As oficinas ocorrem aos sábados, dias 10, 17, 24 e 31 de março, na Fundação Cultural Badesc. São gratuitas e haverá de 15 a 20 vagas para cada turma. Será realizado um projeto seletivo e é bem possível que uma exposição. Mais informações pelo www.labcultural.com.br.