No último domingo, Marco Herman e seu primo Henrique (fanáticos torcedores do Flamengo) foram ao Rio de Janeiro assistir ao clássico contra o Botafogo. Na bandeira do Mengão que eles levaram havia a seguinte inscrição: Floripa – SC. Na arquibancada, ao perceberem que eles não eram do Rio de Janeiro, alguns integrantes da torcida Urubuzada iniciaram uma série de ofensas verbais impublicáveis.

Continua depois da publicidade

Ao deixarem o estádio, os dois foram agredidos violentamente pelos marginais. Depois de receberem atendimento médico, registraram um boletim de ocorrência na delegacia. Violência gratuita contra torcedores do mesmo time. É lamentável e está cada vez mais difícil compreender este lado obscuro do violento ser que denominamos de “humano”.

Muitos médicos em Florianópolis

O número de médicos em atividade em Santa Catarina chegou a 12.497, em outubro de 2012, de acordo com o Conselho Federal de Medicina. Com taxa de 1,98 profissional por mil habitantes, o estado é o oitavo em números absolutos, o sétimo em números proporcionais, e fica abaixo da média nacional.

Continua depois da publicidade

Vinte e seis por cento destes profissionais se concentram na Capital, e pouco mais de 55% deles atuam no Sistema Único de Saúde, o que confirma a desigualdade percebida entre a Capital e interior do Estado. Mais de 5,9 milhões de habitantes das cidades interioranas são assistidos por 9.198 médicos (1,56 médico/mil habitantes), enquanto que os residentes na Capital têm um índice de 7,72 médicos por mil habitantes. Isso também contribui para a manutenção da “ambulancioterapia”.

Você usa o cinto de segurança?

Pesquisas afirmam que até 50% das 1,3 milhão de pessoas que morrem anualmente em acidentes de automóveis poderiam ter sobrevivido se o cinto de segurança tivesse sido utilizado corretamente. Pensando nisso, pesquisadores do Programa de Mestrado em Computação Aplicada, da Universidade do Vale do Itajaí, estão desenvolvendo tecnologias de visão computacional para o reconhecimento do uso de cinto de segurança por motoristas.

A tecnologia facilitará a fiscalização do cumprimento da Lei 9.503, que determina o uso obrigatório de cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional. O sistema está em fase de desenvolvimento e a perspectiva é de que o primeiro protótipo seja apresentado em julho.

Continua depois da publicidade

Neti/UFSC abre matrículas

Começam segunda-feira, dia 25, e vão até 1º de março as inscrições para novos alunos no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da UFSC. São vários cursos que abrangem formação, informação e autoconhecimento. Se você tem mais de 50 anos (se as inscrições apontarem mais candidatos que vagas, a preferência é dada aos mais idosos) entre em contato com o Neti e obtenha mais informações. O Neti fica no Campus Universitário, Bairro Trindade, telefones (48) 3721-9445 e 3721-2979 e site www.neti.ufsc.br.