Ao descobrir aos 30 anos que tinha a síndrome de Asperger, um tipo de autismo de grau leve que não compromete a fala e a coordenação motora, Rodrigo Tramonte decidiu tornar-se ativista pró-autismo. E o fez da forma mais inteligente possível.
Continua depois da publicidade
Começou escrevendo/desenhando um livro: Humor Azul, O Lado Engraçado do Autismo. É o primeiro livro do cartunista e caricaturista Rodrigo Tramonte, de Florianópolis, que será lançado hoje às 19h30min no Centro Integrado de Cultura (CIC).
A obra reúne tiras de quadrinhos de humor, em que o personagem principal é Zé Azul, um autista de 30 anos que vive com a mãe e é antissocial. As histórias abordam as situações que o autista vive no seu cotidiano e como os traços do autismo interferem nos seus gestos e palavras.
O objetivo do livro – lançado pela ONG Projeto Autonomia, da produtora cultural Andrea Monteiro, é conscientizar os leitores sobre o comportamento dos autistas e a forma como eles enxergam o mundo, através da linguagem universal e da fácil associação dos quadrinhos de humor.
Continua depois da publicidade
Depois de Florianópolis, o livro também será lançado em diversas capitais brasileiras.
Confira as notícias do colunista Mário Motta