A Rua do Príncipe começa na Rodovia Virgílio Várzea, próximo ao Floripa Shopping e vai até a Rua da Timbaúba, já no interior do bairro Monte Verde, em Florianópolis. Ao lado da rua, um grande valo em que teimosamente insiste em correr o Rio Vadik (hoje chamado Rio Pau do Barco) ou pelo menos o que restou dele, cada vez mais seco e poluído.
Continua depois da publicidade
Em pouco menos de um quilômetro, três pontes para pedestres e ciclistas unem as margens do valo permitindo que os moradores e outros usuários atravessem de um lado ao outro, sem a necessidade de dar uma volta enorme. Mas, essas pontes são finitas, ou seja, têm uma vida útil determinada pelos materiais usados em sua construção.
O cimento, o ferro, o reboco, enfim, também envelhecem e tornam-se fracos. Não sei quantos anos têm aquelas pontes, mas penso que já está na hora de dar-lhes uma manutenção, pelo menos. Algumas fotos deixam bem claro o estado em que se encontram e minha esperança é que estimulem os moradores e lutar por uma ação e as autoridades a levarem esse alerta em consideração.
Confira as notícias do colunista Mário Motta
Continua depois da publicidade