Depois de quase um mês alertando a Casan para um vazamento que estava acontecendo na Rua São João Batista, atrás do Angeloni da Beira-Mar, na Agronômica, a terceirizada contratada apareceu no dia 2 de fevereiro e, depois de abrir uma cratera, procedeu ao conserto.

Continua depois da publicidade

Como o buraco ficou aberto aguardando a segunda empreiteira que o fecha e recapa o asfalto, as chuvas se encarregaram de manter o nível da água, que, com o tempo, vai apodrecendo, ficando verde, com mau cheiro, desagradável. E lá está o buraco aberto (um perigo para crianças, idosos e deficientes visuais) à espera da boa vontade da Casan ou de suas contratadas. Até quando?

Procissão do Senhor dos Passos

A Procissão do Senhor Jesus dos Passos é a maior e mais antiga manifestação religiosa do Estado. Em 2012, mais de 30 mil fiéis participaram dos dois dias de cortejo pelas ruas do Centro da Capital. Hoje, o evento é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, e está com processo em andamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para ser registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro. A 247ª edição da procissão será realizada nos dias 16 e 17 de março de 2013, e seu lançamento oficial será amanhã, a partir das 8h30min, com uma coletiva de imprensa na Capela Menino Deus, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Punir, ressocializar e neutralizar

Todos os participantes do Painel RBS, que discutiu Segurança Pública, ontem, em Florianópolis, foram unânimes em apontar o sistema prisional brasileiro como o principal embrião dos atentados vivenciados pelos catarinenses nos últimos meses. O ex-comandante do Bope Rodrigo Pimentel foi além, ao comparar o que ocorreu aqui com atentados verificados no Rio de Janeiro e em Vitória, no Espírito Santo.

Nos episódios catarinenses, ficou claro não haver outra intenção, se não causar constrangimento às autoridades públicas e chamar a atenção para a situação de desequilíbrio legal no ambiente prisional. Para ele, as únicas alternativas para diminuir a pressão existente nos presídios passam pelo resgate dos objetivos que justificam a existência do sistema prisional – punir, ressocializar e neutralizar.

Governança e Cidadania na ACM

Estão abertas as inscrições para a segunda turma da Escola de Governança e Cidadania Ativa, mantida com o apoio da Associação Catarinense de Medicina. As aulas serão quinzenais, às segundas-feiras, das 19h30min às 22h. A primeira turma, que começou as aulas no dia 10 de agosto do ano passado, completará sua carga horária assistindo aulas com esta segunda turma, de 4 de março a 13 de maio, concluindo seu curso no dia 27 de maio. Mais informações na ACM, que fica na SC-401, ou pelo site www.acm.org.br.

Continua depois da publicidade