A jovem escritora e professora Carol Pereira acaba de concluir o livro As aventuras de Eva Schneider. A ideia para a obra veio de sua história e a vivência de seus antepassados, contadas por seu avô sobre os índios, os animais e a vida nos primeiros anos do século passado na antiga Barracão, hoje Alfredo Wagner (também pelo aprendizado por meio de pesquisas, entrevistas, consultas a documentos, horas debruçada sobre papéis, registros e fotografias antigas).

Continua depois da publicidade

Ela decidiu dividir todo esse conhecimento adquirido porque acredita que ¿um povo sem memória é um povo sem história¿. Para ter liberdade criativa, optou por um livro diferente – quem sabe criar uma personagem que pudesse conduzir e contar a história da cidade com alguns toques de aventura, que viesse a instigar as pessoas a conhecerem seu passado, suas lendas e contos, os seus lugares? Assim nasceu a Eva Schneider, uma menina de 12 anos com um nome simples e forte, comum entre os imigrantes alemães da época (o sobrenome tradicional não faz nenhuma referência a grandes famílias alfredenses).

Carol irá autografá-lo amanhã, a partir das 18h, na Praça da Bandeira, em evento que faz parte da programação oficial do Festival de Inverno do município (que começou no dia 30 de junho e vai até esse domingo). Carol e Eva nos convidam para essa aventura!

Leia todas as colunas de Mário Motta

Continua depois da publicidade

Acompanhe todas as notícias da Hora