Já publiquei aqui na coluna algumas reclamações enviadas pelo professor Santiago Siqueira sobre um terreno de responsabilidade da Casan no Campeche, onde muito lixo era acumulado (pela própria comunidade, diga-se). Superando todas as dificuldades burocráticas, a construção de um muro finalmente foi conquistada pelo empenho dos servidores João Fortkamp e Júlio Cesar da Silva, da Agência Costa Sul/Leste da Casan. Espera-se agora que a população colabore, impedindo que irresponsáveis joguem lixo por sobre o muro.

Continua depois da publicidade

E a emergência do HU?

Na segunda-feira, o Bira, morador do Campeche, buscou atendimento para uma pessoa na emergência do Hospital Universitário em Florianópolis. Aguardaram toda a tarde e não conseguiram o atendimento esperado. Aliás, há algum tempo isso tem ocorrido no HU (dificuldade de atendimento ou na maior parte das vezes a impossibilidade). Não seria melhor se a direção daquela unidade federal assumisse publicamente a inviabilidade da manutenção desse serviço? Os pacientes ganhariam tempo ao não procurá-la.

O defeso está chegando

Continua depois da publicidade

A partir da meia-noite de 30 de novembro começa o período de defeso da anchova. Até 31 de março de 2012, os pescadores não podem capturar essa espécie e, por isso, habilitam-se receber o chamado seguro defeso, equivalente a um salário mínimo por mês durante todo o período. Para isso, devem estar devidamente habilitados segundo a portaria do Ibama e não podem exercer outras atividades alheias à pesca profissional.

Mudança da Capital?

Ao ressaltar a tranquilidade do trânsito em Florianópolis no feriado do Dia do Funcionário Público, um leitor atribui ao fato de que os servidores deixaram seus carros em casa. Assim, para ele, o principal causador de nossa “imobilidade urbana” é o numero de repartições públicas e consequentes funcionários e seus carros. Só falta propor novamente a mudança da Capital para o interior. No entanto, além de empresas privadas, que também fecham, muitas pessoas que utilizam o serviço público também não saem de suas casas no feriado.