Apesar dos transtornos no calendário universitário causados pelas greves, a UFSC iniciou ontem o segundo semestre letivo de 2012, nos campi de Florianópolis, Curitibanos e Joinville. No campus de Araranguá, em função da necessidade da ampliação do espaço físico, as aulas começam dia 10 de setembro. São quase 2,7 mil estudantes aprovados no Vestibular 2012 para o segundo semestre, que ingressam na instituição em 85 cursos de graduação e 1,8 mil linhas de pesquisa. Na avaliação dos cursos de graduação publicada pelo Guia do Estudante Profissões Vestibular 2012, a UFSC é classificada como a sétima melhor universidade pública do Brasil, entre 1.516 instituições de ensino superior.
Continua depois da publicidade
Ciclistas mortos
Há muito tempo a relação entre ciclistas e motoristas deixou de existir nas grandes cidades. Os ciclistas passaram a ser completamente ignorados pela maior parte dos motoristas, que estão preocupados em se deslocar sem serem atropelados por motocicletas no corredor central das pistas únicas com fluxos na mesma direção. Ficou difícil dar atenção aos ciclistas que trafegam no mesmo sentido nas laterais da pista. Precisamos voltar a desenvolver esta cultura de relacionamento, para evitar mortes como as que já registramos só aqui na Capital desde o início do ano. Quantas novas bicicletas-fantasma irão marcar os locais das ocorrências.
Mas eu liguei o pisca, seu guarda!
Continua depois da publicidade
Outra campanha que precisaria ser desencadeada pelos órgãos de trânsito é para que os motoristas respeitem a sinalização de proibido parar e/ou estacionar. É um absurdo como essas placas são ignoradas onde quer que se vá. E dificilmente se vê a papeleta da multa no retrovisor do veículo, justificada quase sempre pela falta de efetivo de nossas forças policiais. E quando o guarda vier multá-lo, não adianta dizer: “Mas eu liguei o pisca, seu guarda!”. Como se ele resolvesse todas as situações e fosse remédio para todos os males. Ele existe apenas para alertar momentaneamente em caso de acidentes ou situações imprevistas.
Qualificação de mão de obra
Um grupo de mulheres está à frente da parceria firmada pela CDL de Florianópolis e o Instituto Nexxera para qualificar a mão de obra de jovens e adultos da Capital rumo ao mercado de trabalho. Integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da entidade lojista, elas sabem das dificuldades do varejo na hora de contratar um funcionário e pretendem criar um banco de talentos, onde os empresários poderão encontrar pessoas já qualificadas. Assim, um curso de capacitação direcionado às necessidades do varejo será oferecido pelo Nexxera.