Infelizmente, o pensamento comum ainda seja o de que a Matemática é difícil, muito abstrata e fora do alcance da grande maioria das pessoas. Mas isso está mudando, tanto que o número de participantes do Concurso Internacional Canguru de Matemática tem aumentado a cada ano.
Continua depois da publicidade
Com mais de 6 milhões de competidores em 2012 e com uma proporção considerável da população estudantil resolvendo os problemas (por exemplo, na Eslovênia, mais de três quartos dos estudantes entre sete e 10 anos), o concurso Canguru ajuda a diminuir o preconceito em relação à Matemática e a chega a 2017 com uma participação recorde.
Dentre os brasileiros, alunos do Ensino Fundamental do Colégio Energia de Florianópolis foram premiados no concurso deste ano, realizado simultaneamente em 55 países. Alunos do sexto ao nono ano participaram da prova que contempla questões de raciocínio lógico. Os que apresentaram melhor desempenho foram contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Embora no Brasil ainda não exista uma “competição” entre escolas com a divulgação de uma lista de “vencedores oficiais”, os melhores recebem as medalhas e nosso reconhecimento.
Continua depois da publicidade