O fim de semana foi especial para Jaraguá do Sul e Santa Catarina. Após dez horas de subida, o alpinista Hélio Fenrich conquistou, neste sábado, o topo do monte Elbrus, na Rússia. Considerada a montanha mais alta da Europa, ele tem 5.642 metros de altura e fica na cordilheira do Cáucaso.

Continua depois da publicidade

A expedição, feita de forma solitária, começou no domingo, 26 de junho, quando o alpinista deixou Jaraguá do Sul. Na última terça-feira, 28, ele chegou a Terskol, vilarejo mais próximo do Elbrus. A partir de então, dedicou-se à aclimatação, processo essencial para a adaptação do organismo ao clima e à temperatura da montanha.

Conforme Fenrich, mesmo não estando completamente preparado, ele decidiu não dispensar a abertura ocorrida no sábado e, assim, buscar o cume. O monte Elbrus é o segundo escalado por Fenrich dentro do `Projeto Sete Cumes¿.

No ano passado, o alpinista subiu o famoso Aconcágua, na Argentina, expedição que deu a largada ao desafio. Até 2021, ele pretende alcançar o topo do Kilimanjaro, na África, do McKinley, na América do Norte, do Everest, na Ásia, do Carstensz, na Oceania, e, por fim, do Vinson, na Antártica.

Continua depois da publicidade

Leia mais comentários de Mário Motta