O fim de semana foi especial para Jaraguá do Sul e Santa Catarina. Após dez horas de subida, o alpinista Hélio Fenrich conquistou, neste sábado, o topo do monte Elbrus, na Rússia. Considerada a montanha mais alta da Europa, ele tem 5.642 metros de altura e fica na cordilheira do Cáucaso.
Continua depois da publicidade
A expedição, feita de forma solitária, começou no domingo, 26 de junho, quando o alpinista deixou Jaraguá do Sul. Na última terça-feira, 28, ele chegou a Terskol, vilarejo mais próximo do Elbrus. A partir de então, dedicou-se à aclimatação, processo essencial para a adaptação do organismo ao clima e à temperatura da montanha.
Conforme Fenrich, mesmo não estando completamente preparado, ele decidiu não dispensar a abertura ocorrida no sábado e, assim, buscar o cume. O monte Elbrus é o segundo escalado por Fenrich dentro do `Projeto Sete Cumes¿.
No ano passado, o alpinista subiu o famoso Aconcágua, na Argentina, expedição que deu a largada ao desafio. Até 2021, ele pretende alcançar o topo do Kilimanjaro, na África, do McKinley, na América do Norte, do Everest, na Ásia, do Carstensz, na Oceania, e, por fim, do Vinson, na Antártica.
Continua depois da publicidade