O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental entregue pela Secretaria de Aviação da Presidência da República ao Tribunal de Contas da União na semana passada, estima que de um total de R$ 7,1 bilhões, serão investidos R$ 2,8 bilhões no aeroporto de Salvador; R$ 1,8 bilhão, em Fortaleza; R$ 1,7 bilhão, em Porto Alegre; e R$ 918 milhões em Florianópolis. Os investimentos são para todo o período de vigência das concessões. Com exceção do Salgado Filho, que será concedido por 25 anos, o prazo dos demais será de 30 anos.
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Apesar de ser o menor deles e necessitar uma nova estação de passageiros e uma nova pista, o Hercílio Luz é o que receberá o menor investimento. Será que essa diferença é definida apenas pelos estudos técnicos? Atualmente, o aeroporto de Florianópolis movimenta 3,6 milhões de passageiros por ano. Com os investimentos que a futura concessionária deve aplicar, a estimativa de movimentação anual do terminal é de 13,8 milhões de passageiros ao final da concessão, em 2046.
Confira as notícias do colunista Mário Motta
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