Há uns dez dias, o ônibus da Transol que faz a linha Serrinha teve um problema na curva e bateu no abrigo para passageiros, no alto da Rua Marcus Aurélio Homem, em frente à igreja do bairro. Na foto, o que sobrou do abrigo e que hoje serve de ponto de descanso para os moradores daquele populoso bairro aguardarem o transporte coletivo. Peço urgência na reconstrução do abrigo, pois, faça chuva ou faça sol, de todas as formas os usuários são os que mais sofrem com o ocorrido.
Continua depois da publicidade
Agilidade da polícia
Domingo, às 18h58min, leio no Facebook do Tenente-coronel Araújo Gomes, do 4º BPM: “Deslocando ao Realparque em São José, onde Aruã foi localizado pelo 7o BPM. Segundo informantes, ele disse que só pegaríamos a arma com ele morto”. Logo em seguida, às 19h33min: “No Pedregal, São José, operação conjunta do 7o BPM, Choque e Bope terminou com o óbito de Aruã (que fugiu do Hospital Celso Ramos semana passada). Troca de tiros com o Choque primeiro, depois com o Bope, e ele morreu trocando tiros com a PM. A arma foi recuperada”. Agilidade na ação e na informação.
Em Rio do Sul funciona
Continua depois da publicidade
A inexistência de registros de homicídios em Rio do Sul (município com mais de 60 mil habitantes no Alto Vale do Itajaí) em 2011 demonstra, entre outros aspectos, que a estratégia de ação contra a criminalidade adotada na cidade surtiu efeito. Para a Dra. Patrícia Zimmermann D’Ávila, a união de esforços entre as polícias (Civil e Militar), a agilidade do Ministério Público e do Conselho Tutelar, além da disposição do poder judiciário em determinar com rapidez o que deve ser feito com os jovens e adultos que burlam a lei, afugenta a impunidade e faz com que todos respeitem ainda mais o “viver em sociedade”.
Dia do Aposentado
O marco do surgimento da Previdência Social é o dia 24 de janeiro de 1923, quando foi publicada a Lei Eloy Chaves, que determinou a criação de uma caixa de aposentadorias e pensões para ferroviários da região de Jundiaí (SP). Nesses 89 anos, a Previdência passou por várias fases, como a das caixas de aposentadorias e pensões, a dos institutos de aposentadorias e pensões, a do INPS, até chegar ao Ministério da Previdência Social e Instituto Nacional do Seguro Social. Hoje é Dia do aposentado e, a eles, todo meu respeito.
Faixas (in)existentes
No trânsito, todos somos pedestres e, sendo assim, os instrumentos mais importantes (embora muito simples) são as faixas de passagem de pedestres com segurança nas pistas de nossas vias públicas. Por isso, os moradores da Rua D. João Becker, nos Ingleses, próximo à Rua do Siri, no Norte da Ilha, pedem que o IPUF ou a Secretaria de Obras repintem as faixas ali (in)existentes. Elas servem não só os usuários do trânsito local, como os turistas que se encaminham para a praia (e não são poucos). Como as faixas estão praticamente “apagadas”, tanto motoristas quando pedestres vivem em constante tensão.
Continua depois da publicidade