Está começando nesta segunda-feira e vai até o dia 25 de novembro o período para as novas inscrições em creches e Núcleos de Educação Infantis (Neis) da Secretaria de Educação de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Como a procura é superior à oferta de vagas, o critério de seleção seguirá o de menor renda per capita. Embora a procura ainda seja maior do que a oferta, a PMF vem realizando um belíssimo trabalho nesse nível.

Na esquina

A escritora catarinense Lélia Nunes encontra-se em Portugal apresentando seu mais recente livro Na Esquina das Ilhas. Prefaciada pelo escritor açoriano Daniel de Sá e pelo catarinense Sérgio da Costa Ramos, a obra é uma coletânea de textos publicados na imprensa açoriana e da diáspora norte-americana.

Continua depois da publicidade

Já passou pela 1ª Feira Internacional do Livro da Ilha Terceira e, durante a semana, seguem os lançamentos em Faial, Pico, Ponta Delgada/S. Miguel, na Universidade dos Açores e na Câmara Municipal da Lagoa. No dia 8, às 19h30min, acontecerá o lançamento na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.

Debate

Dois mil médicos veterinários de todo o Brasil reúnem-se, de terça-feira até o dia 4 de novembro, em Florianópolis, para debater o futuro da profissão nas áreas de saúde, produção de alimentos e sustentabilidade, durante o 38º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária.

O encontro, maior do segmento no Brasil, acontecerá no Costão do Santinnho, no Norte da Ilha. O congresso marca também o Ano Mundial da Medicina Veterinária, que faz alusão aos 250º aniversário do ensino da profissão, e serve como marco para as definições de novos posicionamentos e frentes de ação para a área.

Continua depois da publicidade

Políticos

A Câmara dos Deputados iniciou em setembro um novo ciclo de gestão estratégica, que tem por objetivo definir metas a serem alcançadas até 2023, quando a instituição completará 200 anos.

Uma das ações é identificar o que o cidadão espera da Câmara neste período. Para isso, foi formatada uma pesquisa de opinião na internet com perguntas que abordam as três funções constitucionais do parlamento (representar, legislar, fiscalizar).

Ao mesmo tempo em que a iniciativa me enche de esperança, ela confirma minha desconfiança de que os parlamentares não sabem direito o que estão fazendo em Brasília.

Continua depois da publicidade