Embora a data de seu visual máximo tenha sido no sábado, a Lua de Cosmos, como é chamada, continua bonita, tão próxima e brilhante como nunca nestas duas décadas. O leitor Gilberto Beck voltava para casa, no Norte da Ilha, no final da tarde daquele dia, e não perdeu a oportunidade de registrá-la. E divide conosco o maravilhoso espetáculo visual da superlua.
Continua depois da publicidade
Instituto inaugura fábrica de gelo
Instituto de Políticas Públicas e Sociais acaba de entregar à comunidade de Taquaraçutuba, município de Imaruí, no Sul do Estado, uma fábrica de gelo em escamas (mais adequado e indicado para a indústria alimentícia). A grande conquista servirá para potencializar a pesca, propiciando maior longevidade ao pescado e dando tempo aos pescadores para encontrar preços mais atrativos. A Estação de Tratamento da Água, que abastece a fábrica de gelo, foi construída em mutirão pelos próprios pescadores, sob orientação de um químico do instituto.
Qualificação
Continua depois da publicidade
Estão abertas, até o dia 26 de março, as inscrições para o projeto gratuito de qualificação profissional promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Associação de Micro e Pequenas Empresas da Região Metropolitana de Florianópolis, para a execução de atividades de qualificação profissional e motivação para a Ciência e Tecnologia. Nesta primeira etapa, serão oferecidos cursos gratuitos de informática, língua estrangeira e games. Informações e inscrições no site www.ampemetropolitana.com.br.
Dia da Água
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992, data da publicação da Declaração Universal dos Direitos da Água. Os 10 artigos da declaração chamam a atenção para fatores que envolvem o direito a seus múltiplos usos, importância para a vida, gestão compartilhada e valor econômico. Fala, ainda, da fragilidade da água e como ela deve ser utilizada racionalmente, mantendo seu ciclo intacto. O conjunto de ideias da declaração ressalta: “A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada”.