Não tenho nenhuma dúvida que a Ponte Anita Garibaldi ou Ponte Estaiada de Laguna como ficou conhecida durante sua execução é uma das mais belas obras da engenharia nacional.

Continua depois da publicidade

Construída dentro do prazo estabelecido (o que não é normal para obras públicas nesse país, lamentavelmente), a ponte é uma demonstração de que é possível estabelecer cronogramas e respeitá-los, entregando o que prometermos mesmo quando o dinheiro não sai do bolso do administrador ou de sua empresa.

Nesse caso, os mais de R$ 800 milhões saíram dos impostos que recolhemos com nosso suor, por isso aquela Ponte é do povo brasileiro. Confesso que até hoje questiono sua real necessidade ou adequação à nossa realidade socioeconômica.

Penso que o aterramento lateral ao hoje existente (pista antiga) e mais uma pequena ponte sobre o canal que liga à Lagoa do Imaruí na Ponta de Cabeçudas (ao lado da antiga) teria resolvido a questão há pelo menos dois anos, com um custo infinitamente menor.

Continua depois da publicidade

E não venham justificar que a decisão foi por questões ambientais, caso contrário o correto seria abrir completamente o canal retirando o aterro que hoje existe e isso não será feito. Enfim amigos leitores, já que a Ponte foi construída, vamos brindá-la e que sirva de referência para uma região tão bonita e tão importante em nossa história e em nossa economia.

Confira as notícias do colunista Mário Motta

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook