Não tenho nenhuma dúvida que a Ponte Anita Garibaldi ou Ponte Estaiada de Laguna como ficou conhecida durante sua execução é uma das mais belas obras da engenharia nacional.
Continua depois da publicidade
Construída dentro do prazo estabelecido (o que não é normal para obras públicas nesse país, lamentavelmente), a ponte é uma demonstração de que é possível estabelecer cronogramas e respeitá-los, entregando o que prometermos mesmo quando o dinheiro não sai do bolso do administrador ou de sua empresa.
Nesse caso, os mais de R$ 800 milhões saíram dos impostos que recolhemos com nosso suor, por isso aquela Ponte é do povo brasileiro. Confesso que até hoje questiono sua real necessidade ou adequação à nossa realidade socioeconômica.
Penso que o aterramento lateral ao hoje existente (pista antiga) e mais uma pequena ponte sobre o canal que liga à Lagoa do Imaruí na Ponta de Cabeçudas (ao lado da antiga) teria resolvido a questão há pelo menos dois anos, com um custo infinitamente menor.
Continua depois da publicidade
E não venham justificar que a decisão foi por questões ambientais, caso contrário o correto seria abrir completamente o canal retirando o aterro que hoje existe e isso não será feito. Enfim amigos leitores, já que a Ponte foi construída, vamos brindá-la e que sirva de referência para uma região tão bonita e tão importante em nossa história e em nossa economia.
Confira as notícias do colunista Mário Motta
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook