Trabalhei como consultor educacional mais de uma década no Conselho Estadual de Educação e, durante todo esse período, pude conviver com o professor Walter Fernando Piazza na condição de conselheiro titular. Aprendi a respeitar sua sabedoria histórica sobre fatos que me ajudaram a compreender a construção deste Estado, de sua gente e especialmente a valorizar o trabalho que ele desenvolveu nessa área tão carente em nosso país.
Continua depois da publicidade
O registro histórico dos fatos, a busca dos eventos e momentos que nortearam o que somos hoje, fazem do já saudoso professor Piazza, um das figuras mais importantes de nossa educação, de nossa história e até de nossa arqueologia. Embora não fosse um especialista na área (sua formação era como professor de História), foi ele ao lado do Padre Rohr um dos pioneiros na descoberta e nas pesquisas dos sambaquis e de outros sítios arqueológicos da Ilha de Santa Catarina.
Professor Walter Fernando Piazza nos deixou na última terça-feira e deixa um legado com diversas obras literárias e artigos, que merece ser registrado, preservado e reconhecido. Meu enorme respeito por sua dedicação em vida para a preservação de nossa história. Meu sentimento aos familiares.
Confira as notícias do colunista Mário Motta
Continua depois da publicidade