Os primeiros imigrantes portugueses a desembarcarem na região Sul do Brasil vieram do arquipélago dos Açores em meados do século 18. Certamente, nossa história cultural e econômica tem a marca dos antepassados que aqui chegaram e permanecem por suas novas gerações, ajudando no crescimento e na consolidação de nosso Estado e de nosso país. Entre as datas importantes comemoradas em Portugal — e onde portugueses residem pelo mundo, se comemora o Dia da Região Autônoma dos Açores em 5 de junho.

Continua depois da publicidade

Como Florianópolis é considerada a décima ilha daquele arquipélago, a data de hoje deveria ser palco de uma grande celebração. O feriado regional dos Açores, é, por decreto, a segunda-feira após o domingo de Pentecostes pelo fato desta constituir a principal festividade do povo açoriano. Para se ter uma ideia da importância da data para o povo português, as comemorações do Dia da Região (que este ano tem como palco a Ilha do Faial) contarão com a presença do Presidente de Portugual, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado de uma comitiva de 500 pessoas, entre as quais, muitos jornalistas.

Como a data será celebrada aqui?

Além do Dia da Região Autônoma dos Açores, comemorado hoje, também será celebrado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Por esse motivo, unindo as datas, o Balho & Tocata Casa dos Açores de Santa Catarina (Batoca) irá se apresentar na Casa de Cultura Clara Manso de Avelar, em Santo Antônio de Lisboa, no próximo sábado.

Continua depois da publicidade

O grupo foi criado em 29 de maio de 2010 e é formado por 19 integrantes de várias comunidades de Florianópolis e da região. Tem em sua composição seis casais no Balho e mais sete integrantes na Tocata, que utilizam instrumentos como violões, baixo e percussão. No seu trabalho de pesquisa destacam-se as cantigas e danças folclóricas tradicionais dos Açores, bem como a exibição dos trajes provenientes de lá.

O Batoca já se apresentou em diversas comunidades de Florianópolis, nas Festas do Divino Espírito Santo, Fenaostra, Festa das Etnias, Congresso Brasileiro de Folclore, na Festa da Cultura Açoriana, em Maldonado no Uruguai,entre outras. O grupo foi convidado para o Festival Internacional do Folclore do Rio de Janeiro e está buscando viabilizar essa viagem.

Leia todas as colunas do Mário Motta na Hora