O 4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda começa domingo, em Florianópolis, com organização do Centro de Artes da Udesc. O evento, que termina no dia 30 de abril, tem como objetivo promover a compreensão da moda como campo do conhecimento. Devem participar cerca de 350 pessoas de diversas regiões do país, entre alunos de graduação, pós-graduação, professores universitários e empresários da área. A historiadora de moda Valerie Steele, autora de mais de uma dúzia de livros da área, diretora e curadora do Museu do Fashion Institute of Technology, nos EUA, abre o 4º ENPModa neste domingo, às 19h, no auditório da Fiesc.
Continua depois da publicidade
ACIFun começa neste sábado
A partir deste sábado a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis dá início a um projeto com frequência semanal, denominado ACIFun (fun significa diversão, em Inglês). O objetivo é melhorar a qualidade de vida e também integrar colaboradores e associados por meio de atividades físicas e do lazer ao ar livre. A entidade irá promover, semanalmente, caminhadas, pedaladas e outras atividades esportivas e de lazer, como patinação e skate a partir do trapiche da Beira-Mar Norte, além de incentivar os cuidados com a saúde. As atividades serão abertas à comunidade. No mesmo local haverá um lounge, onde os participantes poderão aproveitar uma estrutura especial com música, equipamentos para exercícios e esportes de rua e diversas atividades de recreação. Ainda serão oferecidos sucos, frutas e água para garantir a correta hidratação e energia dos participantes.
Quarta ponte ou primeira balsa?
Continua depois da publicidade
Corre nos bastidores do governo a possibilidade de o Estado contratar balsas para fazer o transporte de veículos e passageiros, em vez de construir a quarta ponte ligando o continente à Ilha. Independentemente da decisão a ser tomada, o certo é que as balsas serão muito mais caras do que algumas propostas de ligação viária, que poderiam sair a custo zero para os cofres públicos, pagando-se com a utilização posterior dos próprios motoristas. Imagino que você possa estar pensando: ora, ainda vamos ter de pagar para cruzar uma ponte? E você acha que a travessia por balsas será gratuita? Penso que as autoridades que vierem a decidir essa questão não devem deixar de consultar os principais interessados: os usuários, também conhecidos como contribuintes ou cidadãos. Voltarei ao tema.