Mário Hildebrandt (Podemos) foi eleito prefeito de Blumenau nas Eleições 2020, neste domingo (29). Ele disputou o segundo turno com candidato João Paulo Kleinübing (DEM) obteve 72,1% dos votos válidos (108.591), contra 27,9% do adversário (42.026). A vice é Maria Regina de Souza Soar (PSDB), ex-secretária de Saúde do município.

Continua depois da publicidade

> Crônica: Hildebrandt desbanca Kleinübing e torna-se prefeito sem asterisco em Blumenau

Hildebrandt é prefeito de Blumenau desde o abril de 2018, quando assumiu a prefeitura após a renúncia de Napoleão Bernardes para concorrer nas eleições daquele ano como candidato a vice-governador. 

A confirmação da vitória de Hildebrandt ocorreu pontualmente às 18h10min, quando 72,68% dos votos já tinham sido apurados. Esse foi o momento exato em que o atual prefeito foi reeleito. Hildebrandt teve a vitória oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esses dados são oficialmente enviados pelo TRE ao TSE e oficialmente confirmados e divulgados pelo TSE.

> Acesse a página especial das Eleições 2020 e fique por dentro dos demais resultados

Continua depois da publicidade

O resultado deste domingo confirma a tendência apontada por duas pesquisas contradas pela NSC Comunicação. O levantamento feito no começo da semana indicava a vitória de Mário Hildebrandt com 70,6% dos votos válidos. Outra pesquisa, publicada na madrugada deste sábado (28) reforçava a vantagem de Mário sobre JPK: 71,3% a 28,7%.

Acompanhe a live do Santa 

Hildebrandt está na política desde 2005

Mário Hildebrandt, 51, é natural de Mirim Doce, Santa Catarina. Graduado em Administração e Serviço Social pela Furb, ele cursou pós-graduação em Contabilidade na Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Entre 2005 e 2012 ocupou o cargo de secretário Municipal da Assistência Social. Foi eleito como vereador de Blumenau por duas vezes consecutivas e, em 2016, ganhou a eleição municipal como vice-prefeito ao lado de Napoleão Bernardes, que renunciou em 2018.

Durante a campanha do segundo turno das Eleições 2020, o prefeito eleito passou mal durante um debate ao vivo na televisão, foi levado ao hospital e ficou afastado nos últimos dias da corrida eleitoral. 

Continua depois da publicidade

Primeiro turno

No primeiro turno, 12 candidatos disputavam o cargo de prefeito de Blumenau. O atual prefeito teve 42,53% dos votos válidos (68.222), enquando o ex-gestor municipal somou 15,56% (24.957). Odair Tramontin (Novo) conquistou 14,24% dos votos (22.846) e ficou em terceiro na lista. Como nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos e a cidade tem mais de 200 mil eleitores, a disputa foi definida em segundo turno.

Câmara de Vereadores de Blumenau

A Câmara Municipal de Blumenau é composta por 15 vereadores. Do total, oito conquistaram a reeleição e duas são mulheres. O parlamentar com o maior número de votos foi Bruno Cunha (Cidadania), com 4.892 votos. 13 partidos conseguiram cadeiras no legislativo municipal. Apenas Podemos e Novo conquistaram duas vagas.

Vereadores eleitos em Blumenau

No dia 15 de novembro, Blumenau definiu os 15 vereadores para os próximos quatro anos; nove deles conquistaram a reeleição.