Um marinheiro que chegava para trabalhar em uma embarcação privada no Iate Clube foi agredido por um policial militar na manhã desta sexta-feira (3), em Balneário Camboriú. Toda a ação foi filmada por uma câmera de monitoramento. O vídeo mostra o carro em que o homem estava indicando que entraria no local, quando é abordado por dois PMs.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale do Itajaí por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Com a arma em punho, um dos agentes manda o homem deixar o veículo. Ele sai do carro com as mãos próximas ao bolso de um moletom e, segundos depois, levanta os braços. É nesse momento que um dos policiais chega próximo e dá um soco no peito da vítima — veja o vídeo abaixo.

O marinheiro cai no chão e em seguida é agredido com mais dois chutes pelo mesmo policial. O outro PM, então, tenta levantá-lo pela camisa, quando novamente o agente dá um chute no homem com a perna direita. Durante todo vídeo é possível ver que a vítima estava rendida e em nenhum momento esboça reação.

As agressões duram menos de 20 segundos, mas foram suficientes para causar lesões no rosto do marinheiro, que precisou ser encaminhado ao hospital por uma equipe do Samu. Os policiais fizeram uma revista no carro dele, porém não encontraram nada de irregular e liberaram o homem.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo

O que diz a PM

Questionada pela reportagem, a PM de Santa Catarina disse que já determinou a instauração de um inquérito para “apurar os excessos cometidos pelos policiais militares”. O PM que agride o marinheiro, inclusive, já foi afastado, e o prazo para conclusão da apuração é de 30 dias. A corporação disse ainda que o fato é “isolado” e que “não condiz com a formação e preparação dos policiais militares catarinenses”.

A reportagem do Santa não conseguiu contato com a vítima.