A delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí notificou a construtora Mendes Sibara por dragar sem autorização o rio Camboriú. O aprofundamento ocorreu durante as obras do Marina Beach Towers, edifício que está sendo erguido em Balneário Camboriú e contará com uma marina particular.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Marinha, em 2010 a construtora apresentou toda a documentação necessária para construir uma garagem náutica no empreendimento, No ano seguinte o parecer permitindo um trapiche flutuante foi expedido pela autoridade marítima.
Contudo, a capitania apurou que neste ano foi feito aprofundamento do rio sem a devida autorização. A empresa, conforme comunicado da Marinha, sequer teria solicitado a possibilidade de dragar o canal. Com isso, a Marinha notificou a empresa.
Em entrevista à RBS TV, o proprietário da empresa, Luiz Mendes afirmou que apenas a parte da marina que integra o empreendimento está em Área de Proteção Permanente (APP), mas que estaria em área consolidada e, portanto, não seria irregular.
– Inclusive existe um posicionamento do procurador que está cuidando do caso agora, em que ele diz que como o edíficio vizinho ao Marina Beach está implantando antes de 1965, ele tem direito adquirido. Nós estamos lá desde 1958. Lá tinha uma indústria de pesca e depois uma boate que foi comprada pela pessoa que nos permutou o terreno – declarou.
Continua depois da publicidade