O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil alertou na noite de sábado para a previsão de ventos fortes com rajadas de até 60 km/h, de direção nordeste a norte , nas proximidades do litoral sul de Santa Catarina e todo litoral do Rio Grande do Sul. O aviso meteorológico é entre a manhã deste domingo e de segunda-feira, (09 e 10).

Continua depois da publicidade

Segundo a marinha, o fenômeno se formou em decorrência um sistema de baixa pressão sobre o continente, associado a outro sistema de alta pressão.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Peagri/Ciram) também divulgou um alerta. O órgão fala em ondas de Sudeste com picos de até 2,5 metros, mais altos no sul de Florianópolis. Ao longo da tarde, o calor se faz presente e os ventos devem se acalmar. A máxima é de 30ºC na capital catarinense e em Joinville.

Chamou atenção dos catarinenses neste final de semana o frio em pleno dezembro. Em Urupema, os termômetros chegaram a -2ºC e geou durante a madrugada.

Continua depois da publicidade

Para esta segunda-feira, as mínimas no Planalto Sul do estado seguirão próximas de 0°C com geada fraca e isolada. A temperatura, no entanto, terá rápida elevação durante o dia.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no seu site. A entidade alerta aos navegantes que consultem essas informações antes de se lançarem ao mar.

Onda de calor

De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, a próxima semana deve iniciar com temperaturas bem elevadas, sempre com destaque para o período entre o fim da manhã e a tarde. Temperaturas bem altas, típicas do auge do verão, devem ser registradas entre segunda e quarta-feira. Possivelmente, as cidades mais quentes do Estado podem registrar algo perto dos 40°C na quarta-feira.