Embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí e do Corpo de Bombeiros retomaram na manhã deste sábado (28) as buscas pelo avião experimental de pequeno porte que desapareceu quando sobrevoava o mar, entre Itapema e Navegantes, na sexta-feira (27). As condições meteorológicas ruins, com nevoeiro, ainda impedem a retomada das buscas com o helicóptero Arcanjo. As informações são da repórter Dagmara Spautz, do Diário Catarinense.
Continua depois da publicidade
A aeronave SC-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), que atua nos trabalhos desde sexta-feira à tarde, decolará para sobrevoar a região. O avião é específico para buscas, com equipamentos de infravermelho e sensores térmicos, que ajudam quando não há visibilidade suficiente.
Acidente
O ultraleve, modelo Conquest 180 com prefixo PU-OGL, decolou às 11h do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo, e tem apenas o piloto, José Ubirajara Moreira da Silva, a bordo. A aeronave veio de Ijuí, no Rio Grande do Sul, há uma semana, e não possui base fixa em Santa Catarina. O piloto decolou na sexta com destino a Itanhaém, em São Paulo.
O último contato dele com a torre de comando informou que estava a cerca de nove quilômetros a Sudeste de Navegantes, sobre o mar – possivelmente sobrevoando Balneário Camboriú. Segundo informações extraoficiais, o piloto teria avisado a torre que havia perdido referência visual do voo cerca de 20 minutos após a decolagem.
Continua depois da publicidade
Durante a noite de sexta, os bombeiros foram acionados por um morador que disse ter visto o que pareceu um pedaço do avião flutuando no mar entre a Praia do Coco, em Balneário Camboriú, e a Praia Brava, em Itajaí. Eles fizeram buscas na área, usando uma embarcação, mas nada foi encontrado.
Ouça as informações com Dagmara Spautz, do Diário Catarinense: