A balsa entre Joinville e São Francisco do Sul teve autorização para voltar a operar o serviço nesta sexta-feira (2), após a F Andreis, a empresa responsável pelo transporte, fazer melhorias necessárias no ferry boat e ser aprovada na vistoria da Marinha. O veículo marítimo faz o trajeto entre Vigorelli e Vila da Glória. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Entre as melhorias estão pintura nova, sinalização para os veículos e cadeirantes, entre outras. O ferry boat foi interditado pela Marinha do Brasil e retirada de tráfego em 16 de janeiro, após denúncias de condições precárias na estrutura. O serviço foi feito por uma balsa menor.

A qualidade e regras para o serviço de travessia entre as cidades estão sendo debatidos pelo governo estadual. Em visita a Joinville na última quinta-feira (1º), o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, disse que o retorno do transporte era uma demanda prioritária do governador Jorginho Mello (PL).

Veja fotos da bolsa após melhorias

Continua depois da publicidade

Além disso, ele reforça que o governo estadual pretende lançar uma licitação para escolher a empresa responsável pelo serviço. 

— Para que exista competitividade. É isso que a gente precisa, não só ficar na mão de uma empresa que vai executar os trabalhos. Tem que existir isso para que a gente possa ter realmente um trabalho de qualidade — finaliza. 

Ao ser interditada, de acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, a Marinha inspecionou o ferry boat e constatou que estava em mau estado de conservação, com furos do convés (piso onde os passageiros e veículos são transportados), além de água dentro do porão, o que compromete a segurança das pessoas.

Após a inspeção, a Marinha retirou a balsa de tráfego para que os reparos necessários fossem efetuados. Com a conclusão dos reparos pela empresa responsável, uma nova inspeção deve ser feita para retomar o veículo à água.

Continua depois da publicidade

Pagamento por pix ou cartões

A lei que obriga as operadoras das travessias de ferry boat a aceitarem pagamento em cartão e PIX foi sancionada pelo governador Jorginho Mello e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (31).

Aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa no fim do ano passado, a nova lei, de autoria da deputada Paulinha, abrange travessias como a de Itajaí a Navegantes, onde atualmente apenas o pagamento em dinheiro é autorizado.

O texto obriga as empresas concessionárias do serviço público de transporte hidroviário, fluvial, lacustre ou marítimo, como balsa ou ferry boat, de propriedade do Estado, de municípios ou da iniciativa privada, a receber o pagamento da tarifa por PIX ou cartão de débito ou de crédito, de todas as bandeiras existentes no território nacional.

Leia também

VÍDEO: Suspeito de furtar farmácia leva “mata-leão” de funcionário em Joinville

Casos de dengue explodem com aumento de 6.000% e cidade de SC vive epidemia

Homem considerado “estuprador em série” é espancado por moradores e preso em Joinville