A Marina Itajaí se prepara para lançar seu primeiro salão náutico. A ideia é ousada: o projeto é de um evento nos moldes das grandes feiras náuticas do Rio de Janeiro ( RJ) e São Paulo ( SP). A data já foi escolhida, de 21 a 24 de julho – um período intermediário entre os dois maiores boat shows do país.

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A proposta foi apresentada aos estaleiros antes de ser oficializada. Diante do interesse da indústria em apostar as fichas no Sul, o evento foi formatado. A estrutura terá espaço de exposição para 60 marcas, e 50% já está negociado. Entre os estaleiros que já confirmaram presença estão alguns dos maiores do país, como Azimut, Schaefer Yachts, Triton e Bayliner, que terão espaços na água e em terra firme para apresentar seus lançamentos.

Manoel Carlos Maia de Oliveira, diretor do Complexo Marina Itajaí, diz que a intenção não é competir com o Festival Náutico da Marina Tedesco, que ocorre anualmente em Balneário Camboriú – mas agregar valor ao mercado. O foco será em atrair especialmente o consumidor do Sul do país, onde está concentrada 75% da produção de embarcações de lazer.

O Brasil ainda engatinha na náutica, que tem um grande potencial de crescimento no país. A proposta, então, é apresentar esse mundo ao possível consumidor. Além de barcos de todos os tamanhos e preços – de R$ 100 mil a mais de R$ 20 milhões, com opções de financiamento -, o Salão Náutico Marina Itajaí terá espaço de gastronomia e venda de produtos associados ao mercado.

A expectativa é que o festival também seja indutor de crescimento para a Marina Itajaí, considerada uma das melhores estruturas do país.

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Crescimento contido

A retração econômica fez segurar em 40% os planos de crescimento da Marina Itajaí. O mercado começou a reagir há cerca de dois meses, e a expectativa é que, até o fim do ano, sejam retomados os projetos na velocidade originalmente prevista.