A cantora, compositora e violonista de Florianópolis, Marianna Ferrari (@amariannaferrari) lança nesta sexta-feira, 22, o EP “Oi”, disponível em todas as plataformas de streaming. No estilo nova MPB, com pitadas de Folk, o álbum traz sete músicas sobre temas como autoconhecimento, fé, natureza e sonhos.

Continua depois da publicidade

Produzido durante a pandemia e com auxílio de financiamento coletivo, “Oi” traz um repertório que foi composto por Marianna nos últimos 10 anos e possui canções inspiradas em sua trajetória.

> Oscar 2021: curta-metragem catarinense, Baile, concorre a uma vaga na categoria Live Action

— O gatilho para eu compor é viver e sentir o que estou vivendo. Se uma experiência me transborda e preciso escoar, me ancoro na arte seja para cantar, escrever, pintar — conta a musicista.

As viagens de Marianna para Índia, Manaus e a mudança de Florianópolis para São Paulo, cidade onde começou a carreira musical, são as vivências que inspiraram as composições. A mais antiga delas é a canção “Querida Filha”, escrita em 2011. Sobre seu processo de composição, ela explica:

Continua depois da publicidade

— De uma parte prática musical, por vezes escrevo a letra e depois crio a melodia e em outras vezes a música é quem vem primeiro. Já aconteceu de escrever cantando a melodia e harmonizando no violão mas deixo aberto para vir da forma que eu estiver disponível no momento.

> O que é ser “cancelado” na internet? Entenda e veja famosos que já foram cancelados

A ideia do nome do álbum vem de utilizar a expressão de saudação para cumprimentar o público.

— Lançar o ‘Oi’ é meu jeito de me apresentar como cantora e compositora no cenário musical. Além disso, é uma expressão mais informal e intimista, quero estabelecer uma relação de proximidade com os ouvintes — conta.

A ideia de lançar o EP surgiu em dezembro de 2019, quando visitou sua mãe em Florianópolis. A campanha de financiamento coletivo começou em março de 2020, poucas semanas antes de ser decretada a pandemia. A meta inicial de R$ 6 mil foi ultrapassada, e o financiamento arrecadou pouco mais de de R$ 7 mil, viabilizando o projeto.

Continua depois da publicidade

> BBB 21: Saiba qual o perfil oficial dos participantes nas redes sociais

As gravações iniciaram em maio de 2020, com as medidas de distanciamento, todo o processo produtivo foi adaptado para atender os protocolos sanitários de segurança.

— Cheguei cheia de planos e cronogramas que precisaram ser repensados e adaptados. O processo de gravação e produção em si já exige muito e ficou bem mais intenso por todas as questões no mundo e pessoais que abriram com o confinamento. Um exercício de flexibilidade emocional — relembra a cantora.

O EP conta com a participação de Jonas Tatit, na produção musical e violão; Alisson Amador, Gustavo Surian, e Sandra Valenzuela, na percussão e coro; Serginho Carvalho, no baixo elétrico; Sergio Reze, na bateria; Thadeu Romano, no acordeon; Evandro Gracelli, no lapsteel. A música “Amazônia” tem um diferencial e conta com a participação de Cleudilon Passarinho, que fez os assobios imitando pássaros da floresta. No link tratore.ffm.to/oi-mariannaferrari é possível fazer o pré-save do EP “Oi”.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho e a trajetória de Marianna, no vídeo gravado pela artista para a campanha de financiamento coletivo.

Continua depois da publicidade

> Por onde anda o primeiro participante catarinense do Big Brother Brasil