A modelo e apresentadora Mariana Weickert, diagnosticada com coronavírus na reta final da gravidez, deu à luz seu segundo filho, Felipe, no dia 26 de julho. Após o susto de um parto normal quando completava 39 semanas de gestação, Mariana tem usado as redes sociais para compartilhar sua experiência com a maternidade em tempos de pandemia.
Continua depois da publicidade
Mariana, que é natural de Blumenau, e o marido Arthur Ferraz, já são pais de Thereza, de 2 anos de idade. Em seu Instagram, a apresentadora compartilhou um relato sobre a amamentação do pequeno Felipe.
— Agora, com o Felipe, finalmente consegui amamentar no peito. Claro, tem dias melhores e outros nem tão bons assim. Mas seguimos. E, se por algum acaso, as dificuldades e obstáculos aumentarem, se ficar impraticável, to aqui forte. Hoje entendo que estou dando o meu melhor e que estarei aqui ao lado do meu pequenininho pra alimentá-lo, amá-lo e enche-lo de carinho — conta Mariana, relembrando não ter conseguido alimentar Thereza, a primeira filho, no peito.
A apresentadora também deixou um recado para suas seguidoras mamães, reforçando os alertas do Agosto Dourado, mês dedicado conscientização da importância da amamentação para crianças e mães.
> Marcos Piangers: Só as mães são felizes
Continua depois da publicidade
— Alô, mães, somos uma fortaleza e conseguimos nos expandir de forma absurda pra caber todo esse amor, seja amamentando no peito, na sonda, no copinho, mamadeira, da forma que pudermos e conseguirmos.
Aleitamento materno em tempos de pandemia
Camilla Schmitz, mestre em enfermagem e professora da Estácio Jaraguá do Sul, diz que é essencial manter a amamentação e, em paralelo, reforçar algumas condutas básicas de prevenção para proteger o bebê durante o período de pandemia. Segundo Camilla, o isolamento social ainda é a melhor forma de prevenir a covid-19.
— O ideal é que mesmo que seus parentes estejam com muita vontade de conhecer pessoalmente o novo membro da família, neste momento o mais indicado é que o contato se restrinja às videochamadas.
Outra questão apontada por Camilla são os cuidados com a higiene. Tanto as mãos quanto os mamilos devem ser lavados com água e sabão antes da amamentação.
Continua depois da publicidade
— Se a mãe tiver que sair de casa, o ideal é evitar locais com aglomeração e assim que chegar em casa, se higienizar e trocar de roupa antes de amamentar. Caso tenha que levar o bebê junto, sempre higienizar as mãos antes da amamentação e procurar um local limpo e de preferência arejado.
Leia também:
> Como saber se seu CPF está irregular e como regularizar o documento
> Saque do benefício de R$ 600 e parcelas do FGTS podem ser antecipados com aplicativos
> Infográfico mostra como o coronavírus age no corpo humano