A catarinense Mariana Borges disputa neste domingo, 6 de abril, a edição de Brasília do Ironman 70.3. O evento, que até o ano retrasado era realizado em Penha (SC), é uma das principais competições de triathlon da América do Sul. A prova tem metade da distância de um Ironman, com 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

Continua depois da publicidade

.: Confira aqui mais notícias sobre triatlo.

Continua depois da publicidade

Quinta colocada na última edição, com o tempo de 4h46min, Mariana busca subir ainda mais alto no pódio este ano:

– Espero melhorar meu desempenho ajustando alguns detalhes. No ano passado, cheguei a ficar em segundo no ciclismo. Conhecer o percurso e seus pontos críticos será um fator positivo para este ano – avalia a triatleta.

Acostumada a treinar no litoral, ela prevê como principal obstáculo as diferenças climáticas do centro-oeste brasileiro.

Continua depois da publicidade

– O clima do 70.3 de Brasília é seco e essa será minha primeira dificuldade na prova. Pensando no percurso, ele é variado no ciclismo e corrida, então vou precisar dosar bem o ritmo para não me desgastar mais do que o necessãrio em determinados momentos. O vento é mais um fator dificultador, mas morar em Florianópolis e treinar diariamente com ele me ajudará bastante.

A catarinense utilizará a prova de Brasília também para se preparar para seu maior objetivo na temporada: o Ironman Brasil Florianópolis 2014, que acontece no dia 25 de maio. No ano passado, ela ficou com o décimo lugar na competição.

– O volume de treinos para o Ironman é bem maior do que para uma prova de 70.3. Por isso, estou usando o evento de Brasília como preparação. Essa prova será de grande valia para medir como estão os meus treinos – explica Mariana.

Continua depois da publicidade