Maria Teresinha Erbs foi eleita nesta quarta-feira a nova presidente da OAB Blumenau. Ao todo, 1829 advogados, de um total de 2.752 aptos para a votação na Subseção de Blumenau e Pomerode, participaram da eleição feita no Salão Porta Aberta, na Catedral São Paulo Apóstolo.
Continua depois da publicidade
A Chapa 102, liderada pela atual vice-presidente, venceu com 653 votos. A chapa 101, coordenada por Aurélio Miguel Bowens ficou em segundo, com 605 votos, e a Chapa 103, com Adriane Grasch Thiem a frente, teve 493 votos.
– Todos querem o melhor para a advocacia. Trabalhamos de forma voluntária para engrandecer a nossa profissão e ficamos felizes de ver a participação de todos no processo eleitoral para construir uma OAB ainda mais forte – disse o atual presidente da OAB Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki, que deixa o cargo a partir de janeiro de 2019.
Em entrevista ao Santa durante esta semana, Maria Teresinha Erbs falou sobre alguns temas:
Apoio a jovens advogados e cursos de capacitação
Continua depois da publicidade
Vice-presidente na atual gestão, ela ressalta que a OAB já vem oferecendo subsídios para amenizar dificuldades de jovens advogados, mas que isso será aprimorado. A capacitação também seria ampliada com mais palestras, cursos e convênios com universidades, voltadas a temas como gestão de escritórios.
Aproximação com a comunidade
Ela defende que a entidade já tem uma linha forte com a sociedade com projetos como a OAB na Escola, que leva lições de Constituição, família e eleições aos estudantes, e a participação no G-6, grupo que reúne as principais entidades da cidade e discute temas centrais do município.
Relacionamento com MP e Judiciário
Apoia a autonomia da subseção e o diálogo para conseguir atender reivindicações de advogados. Além disso, Maria Teresinha incluiu no plano de gestão reivindicações como a criação de novas varas, como a Vara Privativa de Execução Penal, a Terceira Vara da Fazenda e a Segunda Vara de Direito Bancário e a concentração de todas as Varas do Trabalho em um local.
Prioridades locais e ação em temas como presídio e penitenciária
Segundo ela, a OAB foi muito ativa na construção da penitenciária e seguirá em diálogo com o governo do Estado e entidades para buscar a conclusão de todo o complexo. Sobre as prioridades, a candidata elenca algumas:
Continua depois da publicidade
– Alguns pontos são muito importantes. A valorização do advogado, a transparência, combater o exercício irregular e ilegal da advocacia, a integração do jovem advogado e a necessária interação com a seccional, para onde vão os valores pagos pelos advogados, que são distribuídos. É essencial para viabilizar o retorno desse valor.