O vôlei de praia feminino do Brasil ganhou mais uma representante no torneio principal do último Grand Slam do Circuito Mundial de vôlei de praia, em Klagenfurt, na Áustria. Além de Larissa/Juliana, Renata/Talita – duplas que representarão o país nos Jogos Olímpicos de Pequim -, e de Shelda/Ana Paula, a parceria Maria Elisa/Val garantiu, nesta terça-feira, uma das oito vagas colocadas em jogo. Após 58 minutos de partida, as atletas superaram as austríacas Jirak e Rimser por 2 a 1 (21/18, 19/21 e 15/13).
Continua depois da publicidade
Campeãs na Austrália e no Japão, Larissa e Juliana buscarão o terceiro título na temporada a partir desta quarta-feira, quando será iniciado o torneio principal. A dupla está no Grupo A e estreará contra Campisi/Lozano, da Espanha. Em seguida, Larissa e Juliana jogarão contra Gioria/Momoli, da Itália. Na quinta-feira, enfrentarão Novakova/Tobiasova, da República Tcheca.
A competição será um grande teste para Juliana. O Grand Slam da Áustria é o primeiro torneio que a jogadora participa um mês e meio após a torção no joelho direito que quase a tirou dos Jogos de Pequim. Renata e Talita, que venceram a etapa da China, estão no Grupo D, e terão como adversárias as tchecas Klapalova e Petrova, e nesta quarta-feira, e as irmãs suíças Doris e Stefanie Schwaiger. No dia seguinte, Renata e Talita jogarão contra Gschweidl/Hansel, da Áustria.
Embaladas pela conquista do título do Grand Slam suíço, no último sábado, Shelda e Ana Paula jogarão amanhã contra Zumkehr e Graessli, da Suíça, e Saka/Rtvelo, da Georgia, pelo Grupo B. Na quinta-feira, Shelda e Ana Paula enfrentarão Liliana/Baquerizo, da Espanha.
Maria Elisa e Val, vice-campeãs da etapa de Marselha, na França, e quintas colocadas na Suíça, no último fim-de-semana, terão como adversárias as duplas Koutroumanidou/Tsiartsiani, da Grécia, e Uryadova/Shiryaeva, da Rússia. Na quinta-feira, no encerramento da fase de classificação, Maria Elisa e Val, que estão na Chave C, enfrentarão Trüssel/Guerra Arias- Schmocker, da Suíça.
Continua depois da publicidade
N quinta-feira (31/7), serão disputadas as oitavas e quartas-de-final. As semifinais e a decisão do título do Grand Slam da Áustria acontecerão na próxima sexta-feira (1/8).
Bruno Schmidt e Billy passam pelo country-cota
Terceiro colocado na Suíça, no último domingo, jogando ao lado do campeão olímpico Emanuel, o capixaba Alison não passou do country-cota do Grand Slam da Áustria, nesta terça. Campeões das etapas Challenger do Circuito Mundial realizadas na República Tcheca, Suíça e Estônia, Alison e seu parceiro Bernardo perderam para Bruno Schmidt e Billy por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 25/23, em 50 minutos.
Esse foi o único jogo dessa fase pré-classificatório em Klagenfurt. Amanhã, Bruno e Billy buscarão uma das oito vagas para o torneio principal, que já conta com Ricardo/Emanuel, Márcio/Fábio Luiz, Harley/Pedro Solberg e Franco/Benjamin.