O Figueirense conseguiu vencer o arquirrival Avaí no clássico da Capital e se manteve na primeira colocação do Campeonato Catarinense 2019. Além do resultado, que mantém a equipe com 100% de aproveitamento após quatro rodadas, foi a melhor atuação da equipe nesta temporada. Esta foi a avaliação do técnico Hemerson Maria. Ainda, na entrevista coletiva após o 1 a 0 no Orlando Scarpelli, o treinador considerou que o Figueira vai ter desempenho melhor, fomentado pela série de vitórias.
Continua depois da publicidade
— Os resultados até o momento têm sido melhores que a performance. Vejo o time jogando mais, mas acho que foi hoje nosso melhor jogo. Tivemos um bom controle, posse de bola, finalizações. A equipe vai crescer no ritmo, na questão física, especialmente do meio para a frente. A equipe ainda está com uma sobrecarga física, jogadores um pouco presos. Mas houve evolução, consistência defensiva, está finalizando mais. É manter a humildade, porque é apenas o quarto jogo da temporada. Não é como começa, é como termina, e queremos fazer uma temporada regular para conseguir os objetivos — avaliou o comandante alvinegro.
O time do Figueirense trocou passes e teve mais bola ao longo do primeiro tempo e até os 21 da etapa final, quando chegou ao gol após arremate de Patrick, que desviou na defesa do Avaí e entrou. Mesmo assim, não teve muitas chances, tampouco permitiu que o Leão tivesse. Um jogo em que a eficiência alvinegra foi reconhecida com o placar. Mas não só isso, conforme o treinador.
— Foi a disciplina e a eficiência. Sabíamos que seria um jogo de poucas oportunidades claras, o Denis não fez nenhuma defesa difícil, também o Gledson. Acho que faltou um pouco mais de competência para definir as jogadas. Patrick foi feliz, finalizou bem, depois tivemos o poder de resiliência, soubemos sofrer. Se formos analisar friamente o Avaí, do ano passado para cá, entraram Gledson e João Paulo, enquanto nós iniciamos uma reformulação. Outro ponto primordial foi a presença do torcedor, entendendo o momento do clube e pouco a pouco vamos recuperando a autoestima do Figueirense, um gigante que não está no lugar onde merece — disse Hemerson Maria.
Na próxima rodada, a quinta do Catarinense 2019, o Figueirense defende os 100% de aproveitamento novamente no Orlando Scarpelli. Às 19h de quarta-feira vai receber o Metropolitano.
Continua depois da publicidade
