A derrota das cariocas Maria Clara e Carol para as italianas Daniela Gioria e Giulia Momoli por 2 a 1 (21/13, 24/26 e 8/15) foi a grande surpresa do primeiro dia de disputas da chave principal do Aberto de Phuket, na Tailândia, 18ª e penúltima etapa do Circuito Mundial Feminino de vôlei de praia. Cabeças-de-chave número 1, as brasileiras terão agora de superar a repescagem se ainda quiserem alcançar o segundo título da temporada nas areias internacionais.

Continua depois da publicidade

Campeãs da etapa polonesa de Myslowice, Maria Clara e Carolina estrearam batendo as tailandesas Kasinee Godtalang e Supunnee Doksuntia, convidadas da organização, por 21/15 e 21/12 em apenas 29 minutos. Na segunda rodada, dominaram amplamente o primeiro set diante da dupla da Itália. Estiveram a ponto de fechar a segunda parcial, mas desperdiçaram várias oportunidades e viram as adversárias, apenas as 16ªs pré-classificadas, crescer de produção no desempate.

A outra equipe brasileira enfrentará o mesmo percurso rumo à medalha de ouro. A pernambucana Maria Elisa e a carioca Val, medalhas de ouro em Kristiansand (Noruega), fizeram campanha semelhante na abertura do grupo de elite e também caíram para a chave das perdedoras. Iniciaram a jornada passando pelas suecas Camilla Nilsson e Tora Hamsson por 23/21 e 21/9, mas na seqüência caíram diante das australianas Tamsin Barnett e Becchara Palmer (18/21, 21/14 e 13/15).