Depois de submetidas a exames médicos, três obras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) terão seus diagnósticos exibidos ao público. A exposição De Humani Corporis Fabrica – Anatomia das Relações entre Arte e Medicina será aberta nesta quinta-feira, às 19h, revelando os resultados obtidos por imagens tomográficas de duas esculturas e uma pintura.

Continua depois da publicidade

Gaúcho (1954), de Vasco Prado, São Francisco (1960), de Xico Stockinger, e Passeio (1954), de Paulo Flores, foram submetidas ao raio X como parte da estratégia do curador José Francisco Alves. O objetivo foi investigar aspectos ocultos nas técnicas dos artistas. Na mostra, as três obras são acompanhadas pelas imagens que o museu estadual obteve em parceria com a empresa privada Sidi – Medicina por Imagem, que funciona no Instituto de Cardiologia.

Mostra de pintura brasileira no Margs

Ao lado de outras técnicas e recursos, o tomógrafo é utilizado para testes de originalidade e exames minuciosos de obras de arte. Das esculturas, o público verá imagens que mostram a chamada alma, estrutura metálica usada no interior das obras para dar sustentação ao gesso. Os diferentes modos como Prado e Stockinger tramaram o metal sugerem particularidades das técnicas. Já a imagem tomográfica da tela de Paulo Flores reforça a tese de que foi executada sobre outra pintura.

Essas três obras foram dissecadas como parte da seleção de 47 trabalhos modernos e contemporâneos, entre 28 itens do acervo do Margs e de 19 de artistas convidados. Todos especulam relações entre os campos da arte e da medicina. As obras estão em diálogo também com peças de outros acervos, como o Museu da História da Medicina do RS.

Continua depois da publicidade

– A entrada da arte no campo da ciência se deu pela medicina, especialmente com Da Vinci – diz José Francisco Alves.

Aberta até 11 de agosto, Humani Corporis Fabrica – Anatomia das Relações tem título inspirado no livro De Humani Corporis Fabrica Libri Septem, de Andrés Vesalio. Publicado em 1543, é considerado o primeiro atlas ocidental de anatomia humana.

A mostra está dividida em três segmentos no térreo do Margs, na Praça da Alfândega. Nas pinacotecas, ganham destaque as instalações de Patrício Farias e Diana Domingues. A Galeria Aldo Locatelli abriga a Biblioteca Médica, que relaciona obras, artes gráficas e literatura. E as Salas Negras exibem obras e suas tomografias. A visitação gratuita está aberta de terças a domingos, das 10h às 19h.

De Humani Corporis Fabrica – Anatomia das Relações entre Arte e Medicina

> A mostra intercala obras do acervo do Margs, de artistas convidados e objetos relativos ao universo da medicina.

Continua depois da publicidade

> A exposição também contará com apresentação de tomografias de alguns trabalhos. Curadoria: José Francisco Alves.

> Margs (Praça da Alfândega, s/nº), fone: (51) 3227-2311. Abertura hoje, às 19h. De terça a domingo, das 10h às 19h. Até 11/08.