A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, falecida nesta segunda-feira aos 87 anos, terá um funeral cerimonial na Catedral de St. Paul e será posteriormente cremada, anunciou Downing Street, descartando um funeral de Estado.
Continua depois da publicidade
“Downing Street pode anunciar que, com o consentimento da Rainha, Lady Thatcher receberá um funeral cerimonial com honras militares”, declarou em um comunicado o gabinete do primeiro-ministro David Cameron, sem informar uma data até o momento.
O funeral cerimonial está abaixo do funeral de Estado, realizado pela última vez na Grã-Bretanha para alguém de fora do círculo da monarquia em 1965, por ocasião da morte de Winston Churchill.
Os últimos funerais do mesmo tipo reservado a Thatcher foram realizados pela morte da rainha Elizabeth, a “Rainha-mãe”, em 2002, e de Diana, princesa de Gales, em 1997.
“A cerimônia será seguida por uma cremação privada”, acrescentou.
Continua depois da publicidade
O comunicado informa que tudo foi organizado de acordo com o desejo da família da falecida, e que os convidados devem incluir “um grande número de pessoas e de grupos com conexões com Lady Thatcher”, informa o texto.