Numa disputa marcada por ondas fortes, que chegaram até três metros de altura, o catarinense Tiago Bianchini e o baiano Dennis Tihara foram os destaques do Billabong Pro, a sexta etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Amador, encerrada no domingo, dia 13, na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Os dois talentos da nova geração chegaram nas duas finais mais disputadas, a open e a júnior.
Continua depois da publicidade
A competição serviu também para definir os atletas que disputam na manhã desta segunda, também em Maresias, o Billabong Game, seletiva da Confederação Brasileira de Surfe para o ISA Junior World Championship, na África do Sul, entre os dias 17 e 23 de agosto. Oito competidores da categoria mirim e oito da júnior brigam pelas últimas vagas na seleção brasileira. Até agora, oito atletas já estão garantidos.
Na júnior, entraram no time o carioca Leandro Bastos (campeão pan-americano) e Dennis Tihara; na mirim, o cearense Pablo Paulino (grande nome do circuito) e o paulista Júnior Faria; no feminino, a catarinense Marina Werneck (campeã brasileira júnior por antecipação), a potiguar Krisna de Souza e duas profissionais convidadas, a paulista Suelen Naraísa e a cearense Silvana Lima.
A competição de domingo foi marcada por boas disputas. Por equipes, São Paulo conquistou a sua primeira vitória no ranking deste ano e continua com chances de chegar ao oitavo título. Os cariocas ficaram em segundo lugar e tentam se igualar aos paulistas. Já os catarinenses terminaram na terceira colocação e continuam na liderança. Os baianos completaram o pódio.
Nas disputas individuais, o catarinense Tiago Bianchini terminou em segundo lugar, com Marcelo Coutinho em terceiro. O campeão foi Dennis Tihara. O baiano e Bianchini voltaram a se enfrentar na júnior, mas a festa foi do paulista Jefferson Silva.
Continua depois da publicidade
Na disputa da feminina open, a potiguar Krisna de Souza mostrou ser uma forte candidata ao título, vencendo a etapa. Com o resultado, ela garantiu a vaga para o ISA Junior. A carioca Gabriela Teixeira foi a segunda colocada, seguida da catarinense Fernanda Moura.
Na feminina júnior, a paranaense Fernanda Passos quebrou a hegemonia de Marina Werneck, que venceu as cinco etapas anteriores e desta vez ficou em quarto lugar.