Na série Roteiros de Outubro, visitamos Itajaí, palco da Marejada, para saber quais as novidades da festa neste ano. Conhecemos famílias que se dedicam a promover o bem-estar dos outros, seja por um bom prato, pelas danças típicas ou quaisquer pontos da tradição.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos preparativos para a Marejada

Em Itajaí, a festa é considerada a maior do segmento português e de pescado do Brasil. De todas as manifestações culturais, a culinária da Marejada é a que mais se aproxima do dia a dia de quem mora no litoral catarinense. Peixe, lula, camarão – os pratos com maior apelo são também os mais pedidos.

– A pescada portuguesa e a paella são as preferidas, tem um gostinho de Itajaí. Na grande maioria o tempero leva ingredientes como cebola, tomate, ovo e azeitona, diz a chefe de cozinha Viviane Rocha.

Continua depois da publicidade

>>> Confira outras reportagens da série Roteiros de Outubro

Além disso, a organização pretende atrair o público pela música. Os últimos sucessos sertanejos e de pagode devem trazer muitos turistas a cidade. Segundo o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, a lotação deve chegar a 15% dos leitos. Por outro lado, na vizinha Balneário Camboriú a ocupação é de 50%, sem considerar os números para o feriado de 12 de outubro. Para a entidade, a explicação está no perfil dos turistas, enquanto em Itajaí o foco é o negócio, em Balneário, as excursões.

Serviço

O que: 29ª Marejada

Quando: 11 a 21 de outubro

Ingressos: nos dias de atração nacional, o acesso à festa será liberado, assim como em fim de semana antes das 18h. Haverá cobrança somente para quem quiser assistir aos sete shows nacionais no Centreventos. Nas demais datas, o valor de entrada será de R$ 5

Onde: Vila da Regata, em Itajaí

Programação completa: www.marejada.itajai.sc.gov.br