Mareike Valentin, 37 anos, nasceu em Rheinfelden, sul da Alemanha. É a filha mais velha de um paulistano e uma mineira que moraram sete anos na Europa por causa do trabalho. Lembra da casa em que morou na Alemanha e do caminho que fazia a pé para ir à escolinha. A família voltou ao Brasil quando ela tinha seis anos. Entre as cidades que abrigavam filiais da empresa para a qual o pai trabalhava, escolheram Pomerode.
Continua depois da publicidade
::: O que é UM ROSTO POR DIA? :::
Estudou no Colégio Doutor Blumenau e depois na Escola Técnica Vale do Itajaí (Etevi), em Blumenau. Sempre esteve envolvida com atividades artísticas. Cantava em coral, aprendia teatro, participava de clubes de leitura.
Fez vestibular para Musicoterapia em Curitiba, onde viveu por seis meses. Não deu certo. Depois começou o curso de Turismo e Hotelaria na Universidade Regional de Blumenau (Furb). Transferiu para Florianópolis, mas também não avançou. Aos 22 anos voltou para Pomerode e começou a trabalhar como bancária no Bradesco, onde ficou por quase seis anos.
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo cursou Música na Furb e frequentava aulas de canto no Teatro Carlos Gomes com André Souza. Certo dia foi convidada para dar aulas na mesma escola em que era aluna. Largou o banco, veio morar sozinha em Blumenau — no bairro Ponta Aguda — e começou a ensinar canto. A carreira como cantora começou na mesma época. Chamou o tecladista Junior Marques — que a acompanha até hoje —, a irmã percussionista Mayla e se aventurou na noite blumenauense.
ASSISTA A TRECHOS DA CONVERSA
No mesmo período conheceu o marido Gregory Haertel, psiquiatra, escritor, dramaturgo e letrista. Veio dele a força para buscar editais de incentivo à cultura e lançar o primeiro CD, o que ocorreu em 2012. O álbum tem arranjos e direção artística de Leandro Braga, que já trabalhou com grandes nomes da MPB. O segundo foi lançado em 2017 com financiamento coletivo.
Mareike vive no bairro da Velha com o marido e o filho Tom, de seis anos. Não faz muitos planos para o futuro, mas está certa de que a música vai acompanhá-la para o resto da vida.