Um recuo anormal no mar pôde ser observado no litoral catarinense na manhã desta sexta-feira (20). De acordo com os marégrafos da Epagri/Ciram, a exposição da faixa litorânea foi registrada em Balneário Rincão, Imbituba, Florianópolis e Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Conforme a Epagri, o fenômeno aconteceu devido aos ventos intensos e persistentes do quadrante nordeste, que provocaram uma onda de longo período no litoral de Santa Catarina, conhecida como “maré meteorológica”.

Mesmo com chuva, qualidade do ar volta a piorar em SC nos próximos dias

O “pico” da maré meteorológica em Balneário Rincão, por exemplo, foi entre às 3h e 7h desta sexta-feira. O local registrou uma onda de 40 centímetros de altura por duas horas e 30 minutos, de acordo com Eduardo Salles de Araujo, oceanógrafo da Epagri/Ciram.

Continua depois da publicidade

Pico foi entre às 3h e 7h de sexta-feira (Foto: Epagri, Divulgação)

— Ao contrário das ondas “normais” que vemos quebrar nas praias, com períodos entre quatro e 20 segundos, essa onda de longo período é observada como uma “maré seca” nas praias — explica ele.

Ainda conforme o profissional, o vento nordeste que se mantém constante desde a quinta-feira (19) se intensificou durante a madrugada e a manhã de sexta, o que resultou em fortes rajadas de vento, de 100 a 120 km/h.

As rajadas de vento incidiram sobre o litoral e a plataforma continental de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além do Uruguai. Segundo Salles, além da maré meteorológica, a ação dos ventos gerou ondas superiores a dois metros no litoral destes locais.

Quais são os riscos

O recuo do mar que é provocado pela maré meteorológica, combinado com as ondas, aumenta os riscos para a navegação costeira na entrada e saída de barras de rios e baías.

Continua depois da publicidade

O fenômeno, entanto, não acontece mais durante a tarde desta sexta-feira, conforme a Epagri. Isso porque os ventos que causaram o evento já diminuíram.

A maré segue somente baixa.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Avanço de frente fria traz mais chuvas para todas as regiões de SC nesta sexta; veja previsão

Sobrevoo registra mais de 200 mães e filhotes de baleia-franca entre SC e RS