Duas cidades do litoral catarinense registraram alagamentos costeiros na tarde deste sábado (25). A combinação de maré astronômica por conta da lua cheia e de ventos do quadrante sul fizeram com que ruas de Itajaí, no Litoral Norte, e da capital Florianópolis acumulassem água na pista.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, as ocorrências foram registradas na região do Rio Tavares, em Florianópolis, e na avenida Prefeito Paulo Bauer, próximo ao ferry boat, em Itajaí.
A atuação de uma baixa pressão próximo à costa catarinense deixou o mar agitado, com risco para ressaca. Somado a isso, há condição de maré astronômica por conta da lua cheia, e presença de ventos do quadrante sul.
A combinação destes fatores ocasionou o fenômeno, que havia sido alertado pela Defesa Civil desde sexta-feira (24), com risco moderado para alagamentos e inundações. O pico da maré era esperado entre 15h30 e 16h deste sábado, momento em que a água cobriu as duas pistas na região do Rio Tavares.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, a previsão indica que a maré deve baixar no final da tarde, de forma gradativa conforme a baixa pressão se afasta para o alto mar e a agitação marítima diminui. Em Itajaí, a maré astronômica já teve queda e a água diminui.
Veja fotos da maré astronômica
Leia também
Eleições municipais já têm uma forte candidata a pauta prioritária
Governo quer usar R$ 1,2 bilhão da Itaipu para abater contas de luz de vítimas no RS