A maré alta causa alagamentos nas ruas de pelo menos sete cidades de Santa Catarina no fim da tarde desta quinta-feira (29). O pico iniciou por volta das 17h30min, conforme a previsão da Epagri/Ciram, que também alerta para “inundações significativas”, atrasos no trânsito e prejuízos para moradores das áreas mais baixas. O evento segue asté o meio dia de sexta (30).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Ainda, conforme o órgão de monitoramento do Estado, a cidade que mais deve sofrer com os transtornos causados pelo fenômeno é Florianópolis, onde há forte tendência de de marés com 150cm. A região do Centro de Joinville também deve sofrer com os alagamentos.
De acordo com o diretor da Defesa Civil da Capital, Luiz Eduardo Machado, já houve um pico na manhã desta quinta-feira, que chegou a 142cm e causou transtornos na SC-405, no Rio Tavares, região que registra o evento com mais frequência.
– Até um 1,49m [o problema] é mais especificamente na região do Rio Tavares. Se passar da tabela de 1,50m a gente pode ter outros transtornos até no Parque de Coqueiros, mas tudo relacionado a transtorno de trânsito – enfatiza o diretor do órgão.
Continua depois da publicidade

Por volta das 17h15min, a água da maré encobriu parte da Avenida da Saudades e começou a aparecer sobre a rodovia SC-405, no Rio Tavares. Segundo a Epagri/Ciram, às 17h40min a maré ainda subia, superando 150cm.
Às 17h30min, pontualmente, o marágrafo da Defesa Civil de Florianópolis marcou 1,53m, pico considerado bastante alto, segundo Luiz Eduardo Machado.
O evento, segundo o órgão responsável pelo monitoramento no Estado, é resultado do vento persistente de sudoeste/sul no litoral do Rio Grande do Sul e ondas que podem chegar a 4 metros de altura durante os picos.
Veja os alagamentos em SC


Neve é registrada em 28 cidades de Santa Catarina; veja fotos e vídeos
Continua depois da publicidade
Locais com previsão de alagamentos
– Florianópolis: região do aeroporto, Centro-Sul, Av. da Saudade e Rio Tavares;
– Joinville: Centro será afetado;
– Barra Velha;
– Itajaí: ruas próximo do porto.
– Balneário Camboriú: Avenida Atlântida
– Araranguá;
– Passo de Torres.
Veja ao vivo como está o trânsito na Capital de SC
Leia também
Jeep atola na areia e quase é levado pelo mar em praia de Florianópolis; veja fotos e vídeos
Depois da neve em SC, vem por aí a madrugada mais fria desse ar polar
Antes de morrer em acidente com pista congelada na Serra de SC, policial fez foto da neve