Itajaí amanheceu com poucos pontos de alagamento, mas ainda em alerta. Isso porque mesmo com a baixa no nível dos rios Itajaí-Aço e Itajaí-Mirim, a maré alta ainda pode afetar a cidade, em especial nas regiões costeiras.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Conforme a Defesa Civil local, a tendência é de menos inundações, também associada à maior estabilidade no tempo, mas os picos de maré, previstos para 14h deste sábado e às 2h10min de domingo (15), ainda são um alerta para os moradores. O risco também continua alto para deslizamentos em áreas de encosta, devido ao solo encharcado.
Na madrugada deste sábado, uma pessoa precisou ser resgatada de casa, no bairro Cordeiros, e encaminhada a um abrigo. Na sexta-feira (13), o Sistema de Comando de Operações (SCO) no Centreventos de Itajaí registrou 260 ocorrências e alagamentos em 149 ruas do município.

Seis abrigos, em cinco bairros, seguem ativos e oferecem colchões, cobertores, alimentação, chuveiros e itens de higiene pessoal. Na manhã deste sábado, 579 pessoas ainda estavam nos abrigos municipais. Eles ficam no Salão da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros; Salão da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente; Colégio Salesiano (com acessibilidade), no Centro; Salão da Igreja São João, no São João; Clube Tiradentes, também no bairro São João; e Salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda.
Continua depois da publicidade
Alagamento deixa BR-470 em meia pista em Navegantes; rodovia segue bloqueada no Alto Vale
Cinco destes espaços estão lotados (salões paroquiais do Cordeiros, São Vicente e São João, Colégio Salesiano e Clube Tiradentes) e o abrigo na Fazenda ainda pode receber moradores que necessitarem.
Como fica o tempo nos próximos dias
O sábado (14) deve ser de tempo firme em boa parte do Estado. No Litoral Norte, a circulação de umidade oceânica ainda favorece a ocorrência de chuvas fracas e chuviscos passageiros.
Para domingo (15), uma área de baixa pressão atmosférica volta a instabilizar o tempo de forma gradativa em Santa Catarina. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, mas continua alto para deslizamentos.

Segundo a Defesa Civil do Estado e a Epagri/Ciram, a chuva volta com maior intensidade entre segunda (16) e terça-feira (17), podendo atingir acumulados de até 100 mm no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e parte do Planalto Sul, mas pontualmente podem superar esses valores.
Continua depois da publicidade
Chuva forte volta a deixar Itajaí em alerta com aumento do nível dos rios
Nas demais regiões (Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí), os volumes acumulados variam de 40 a 70 mm, com pontuais mais elevados. Estas chuvas estão associadas à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.
Na quarta-feira (18), a instabilidade mais intensa se afasta de Santa Catarina e não há previsão de chuva volumosa.
Alerta também para Florianópolis
A Defesa Civil estadual também emitiu um aviso para alagamentos costeiros, em Itajaí e Florianópolis. Na Capital, os pontos de observação ficam na Avenida da Saudade, no Centro Sul e no Rio Tavares. O pico da maré está previsto para 1h40.
Leia mais
Blumenau sai da situação de enchente e Rio Itajaí-Açu fica abaixo de 8 metros
Os ensinamentos e os dramas trazidos pelas cheias em Santa Catarina