O fenômeno da maré astronômica deixou as ruas de Joinville alagadas no fim da tarde desta quinta-feira, 4. A situação foi registrada na região Central da cidade, com pontos na avenida Beira-rio, e em bairros de diferentes regiões, como o Guanabara, na zona Sul; o Boa Vista, na zona Leste; e na Estrada João de Souza Mello e Alvim, que leva para a Vigorelli, na zona Norte.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil de Joinville, a maré chegou a 1.80 m às 17h47, a maior do dia, o que causou o alagamento de vias que ficam, principalmente, perto de rios. Com isso, os alagamentos devem durar pouco tempo, já que não há previsão de chuvas para a noite de quinta-feira.
Nesta sexta-feira, 5, às 18h26, também há previsão de que a maré chegue a 1.80 m. A previsão para sexta também é de dia ensolarado, sem chuvas ao anoitecer.
Em definição da Defesa Civil, a maré astronômica é um fenômeno caracterizado pela subida e descida periódicas do nível do mar e de outros corpos de água que tem uma ligação com o mar, como como lagunas e desembocaduras de rios. Ela resulta da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra.
Outras cidades de Santa Catarina também registraram alagamentos causados pela maré alta nesta quinta-feira. Confira:
Continua depois da publicidade
Maré alta invade a Avenida Atlântica em Balneário Camboriú
Maré alta volta a complicar trânsito na SC-405, em Florianópolis
